Dificuldades enfrentadas por professores ao abordar o tema “Sexo e sexualidade” ao adolescente
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.1836Palavras-chave:
orientação sexual, sexualidade, educaçãoResumo
Atualmente o tema “sexo e sexualidade” têm tido uma maior preocupação pela sociedade, onde se tem avaliado uma precocidade nessa área pelos jovens brasileiros, registrado em altos índices de gestações na adolescência e na elevação da incidência da população soropositivo para HIV (vírus da imunodeficiência humana) nessa mesma faixa etária. Uma forma de reverter esse perfil epidemiológico seria através de orientação sexual desenvolvida em parceria com os educadores. Esta pesquisa tem como objetivo identificar as principais dificuldades que o professor enfrenta ao abordarem os adolescentes com o tema “sexo e sexualidade”. Este estudo foi realizado numa escola do interior do estado do Rio de Janeiro e teve como sujeito vinte professores do ensino médio e fundamental. Identificamos que 55% dos participantes já foram abordados pelos alunos para discutir este tema, entretanto, 80% registram que não tiveram orientação nessa área durante sua formação profissional. A maioria dos professores afirma que é da responsabilidade da escola oferecer orientação sobre esse assunto e opinam que os pais concordariam com essa discussão. Concluímos que a participação dos profissionais de saúde nas escolas é relevante e poderia auxiliar o educador na elaboração de atividades educativas que abordassem educação sexual. Isso permitirá uma maior parceria entre a promoção da saúde e prevenção de doença na sociedade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.