Características de queimaduras no município de Volta Redonda: uma contribuição sul fluminense da enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.1810Palavras-chave:
queimaduras, enfermagem. atendimento de enfermagemResumo
As queimaduras estão entre as principais causas de morbidade e mortalidade em nossa sociedade. No Brasil, respondem por cerca de 100.000 atendimentos hospitalares e até 2.500 óbitos anuais, acometendo indivíduos em todas as faixas etárias (De SOUSA et al., apud SOUZA et al., 2009). As vítimas de queimaduras necessitam de uma assistência de enfermagem que compreenda tanto o processo fisiopatológico como o emocional, devido às lesões e sequelas desenvolvidas pelo evento. Por isso uma boa avaliação inicial, direcionará ao melhor método de tratamento: identificando causa, condição geral, extensão da lesão como a superfície atingida e sua profundidade. Este procedimento orienta na identificação rápida da gravidade, assim como no planejamento dos cuidados prevenindo e minimizando complicações. Os objetivos deste estudo são descrever o perfil epidemiológico das vítimas de queimaduras atendidas em um hospital da rede pública, do Município de Volta Redonda, Estado do Rio de Janeiro e identificar os principais fatores desencadeantes destas queimaduras. O estudo será submetido ao comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do UniFOA. Trata-se de um estudo retrospectivo, de natureza exploratória-descritiva, de abordagem quantitativa. A pesquisa será desenvolvida em um hospital público de emergências, referência no atendimento às vítimas de traumas, localizado na cidade de Volta Redonda, Estado do Rio de Janeiro. Pretende-se que este estudo possa vir a se tornar uma ferramenta para a orientação de profissionais de enfermagem e gestores quanto às intercorrências mais comuns na região.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.