Perfil microbiológico
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.1753Palavras-chave:
jogo didático, biotecnologia, ensino de ciênciasResumo
Os organismos que são o alvo de pesquisa da microbiologia, os micro-organismos (bactérias, algas, vírus, protozoários e fungos), estão envolvidos em áreas que visam à obtenção de produtos e serviços para o bem estar humano: meio ambiente, indústria farmacêutica e indústria alimentícia. Dada a importância dos micro-organismos nos processos biotecnológicos, a divulgação dessas informações tem que se fazer presente de forma critica na formação escolar. Entretanto, os livros didáticos apresentam de formas diferentes, o conteúdo referente à Microbiologia e às aplicações biotecnológicas dos micro-organismos. Com o objetivo de complementar as informações destinadas aos micro-organismos, divulgadas nos livros didáticos e fornecer uma ferramenta pedagógica ativa, foi elaborado o jogo didático Perfil Microbiológico, com aplicação para turmas do Ensino Médio. O jogo possui a estrutura baseada no jogo comercial Perfil® da Grow, sendo composto por um tabuleiro ilustrado, cartas, um modelo de dado e as regras do jogo. As perguntas abordam questões da historia da microbiologia (pesquisadores, o inicio das pesquisas, métodos utilizados), a aplicação biotecnológica, as relações ecológicas e a importância ambiental e questões referentes à saúde. A proposta do jogo é que até seis jogadores participem. O professor poderá providenciar cópias do material do jogo e dividir a turma em grupos distribuindo um kit para cada grupo. Sugere-se que o professor antes do início da partida, leia com os alunos as regras do jogo, esclarecendo qualquer dúvida e, ao final, debata com os alunos de que forma o jogo os ajudou no entendimento do tema. O jogo foi elaborado com o apoio da FAPERJ e está inserido em projeto de extensão da UERJ. O mesmo será avaliado em escolas do município de Resende, RJ.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.