O espaço da dança na escola: espetáculo ou educação?

Autores

  • Oséias Oliveira Endereço: Rua João Vieira Filho; nº 90 – aptº 01 – Vista Alegre – Barra Mansa (RJ).
  • Carla de Oliveira Santos Endereço: Rua Cabo Frio; nº 116 – Siderlândia – Volta Redonda (RJ).
  • Marcelo Paraíso Alves Endereço: Rua 04; nº 60 – Aero Clube – Volta Redonda (RJ).

Palavras-chave:

Dança. Linguagem corporal. Educação física escolar.

Resumo

A dança possui diversas concepções o que a torna um campo múltiplo e de conceitos divergentes (Neves apud Rangel, 2002), o que nos levou a delimitar a concepção de dança como uma arte que se mostra como “o entendimento completo das possibilidades físicas do corpo humano, que permite exteriorizar um estado latente, pelos jogos dos músculos, segundo as leis naturais do ritmo e da estética” (ACHAR, 1998, p. 15). É relevante ressaltar que não se pode deixar de perceber que o aparato físico mencionado emerge nas expressões corporais embebidos de sentimentos e emoções fazendo com que o homem transcenda ao movimento simples, técnico, sem sentido ou significado, pois sofre a influência dos aspectos históricos, sociais e culturais do contexto em que está imerso. A referida influência ocorreu principalmente através do processo de educação e do cilização dos corpos de maneira singular, de acordo com cada espaço e tempo específicos, o que nos permite refletir sobre alguns aspectos: A dança contribui com a escola? A dança é um conteúdo possível de ser utilizado na escola? De que maneira a dança poderia contribuir com a o saber escolástico? Compreender as tendências e as concepções do ensino da dança presentes na literatura específica de educação física escolar nos últimos quinze anos, identificando as concepções de ensino da dança que emergem na educação física escolar. O projeto de pesquisa opta pela metodologia de pesquisa bibliográfica exploratória que se caracteriza pela busca e compreensão dos fenômenos observáveis descrevendo sua estrutura e funcionamento Cruz e Ribeiro (2004).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04-06-2018

Como Citar

OLIVEIRA, Oséias; SANTOS, Carla de Oliveira; ALVES, Marcelo Paraíso. O espaço da dança na escola: espetáculo ou educação?. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 6, n. 2 Esp, p. 42–43, 2018. Disponível em: https://unifoa.emnuvens.com.br/cadernos/article/view/1666. Acesso em: 25 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)