Estudo de Caso: Implementação da Norma ISO 9001:2008 em uma Empresa Mecânica de Pequeno Porte
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v8.n23.148Palavras-chave:
Certificação ISO 9001, 2008, Qualidade, Empresa de Pequeno PorteResumo
A sobrevivência e a prosperidade das empresas estão relacionadas com a adoção de modelos de gerenciamento que possibilitem melhorar os resultados de suas operações. O sistema de gestão proposto pelo padrão ISO 9001:2008 se constitui num forte mecanismo para as empresas alcançarem seus objetivos. O presente artigo tem por objetivo analisar o processo de implementação do sistema de gestão pela qualidade e certificação segundo a norma ISO 9001:2008 de uma empresa mecânica de pequeno porte, como também relatar as dificuldades encontradas durante este processo e os benefícios decorrentes do mesmo.
Downloads
Referências
ABNT NBR – ISO 9001:2008 Sistemas de gestão da qualidade - Requisitos
ASSEN, M. V., BERG, G. V. e PIETERSMA, P. Modelos de Gestão. 2ªed. Pearson Prentice Hall, 2010.
BERGAMO FILHO, V. ISO 9000 em Serviços: um Passo para a Qualidade Total. São Paulo. Makron Book , 1999.
CALARGE, F. A. Visão Sistêmica da Qualidade: a melhoria de desempenho da organização direcionada pela qualidade. São Paulo. Art Liber, 2001.
CORRÊA, H.L. e CORRÊA, C.A. Administração de produção e operações: manufatura e serviços: uma abordagem estratégica. 2ª ed. São Paulo. Atlas, 2008.
INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – http://www.inmetro.gov.br/qualidade
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – http://www.ibge.gov.br/
KRAJEWSKI, L., RITZMAN, L. e MALHOTRA, M. Administração de Produção e Operações. 8ª ed. Pearson Prentice Hall, 2009.
LAMPRECHT, J. L. ISO 9000 e o Setor de Serviços: uma Interpretação Crítica das Revisões de 1994. Rio de Janeiro. Qualitymark Editora, 1994.
MASTER QUALIDADE - http://www.masterqualidade.com.br/iso9000.html
PALADINI, E. P. Gestão da Qualidade: teoria e prática. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2004.
SLACK, N., CHAMBERS, S. E JOHNSTON, R. Administração da Produção. 2ª Ed. Atlas, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.