Práticas cotidianas do recreio escolar: táticas de quem gosta de inventar
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v12.n35.1401Palavras-chave:
Cotidiano, Ensino Fundamental, Táticas, Recreio.Resumo
A pesquisa se configura a partir de uma pesquisa de campo que explicita a interação dos discentes, o espaço do recreio e a escola. O objetivo foi investigar as práticas socioculturais dos alunos durante o recreio escolar. Considerando que a escola é uma instituição que busca normatizar o espaçotempo dos sujeitos que se encontram sob a sua ação, cabe refletir: Será que o recreio escolar é utilizado como um espaço de criação e reinvenção de possibilidades de movimentos? Como opção metodológica nos aproximamos da etnografia para o aprofundamento nas práticas cotidianas dos durante o recreio escolar, de modo a nos inteirarmos sobre as diferentes relações existentes entre os sujeitos e sobre as diferentes ações praticadas por eles. Os resultados revelam que, embora o recreio seja um espaço controlado pela escola, ainda é concebido pelos alunos como um local favorável a diversas descobertas, portanto, aberto a possíveis problematizações e reinvenções culturais.
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