A Inserção de Atividades Experimentais no Ensino de Ciências em Nível Médio: Um Relato de Sala de Aula

Autores

  • Denise Celeste Godoy de Andrade Rodrigues Professora Doutora Denise Celeste Godoy de Andrade Rodrigues Mestrado Profissional – MECSMA – UniFOA; Engenharia de Produção - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v1.n2.870

Palavras-chave:

Experimentação, ensino de Ciências, Física.

Resumo

A experimentação atua como mola-mestra no ensino de ciências, servindo para demonstração de fatos e conceitos científicos,bem como para despertar a curiosidade dos alunos e para incentivar novas descobertas. Neste trabalho foi montada uma feira de ciências, como parte da disciplina de atividades complementares, em colaboração com alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública, do município de Resende, no interior do Estado do Rio de Janeiro. O projeto desenvolvido mostrou-se eficaz na melhoria do aprendizado da disciplina de Física, sendo aplicável em qualquer sala de aula, com baixo custo e sem necessidade de uma sala especial ou de um laboratório específico para este fim. O envolvimento dos alunos foi imprescindível para a realização deste estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, Mauro Sérgio Teixeira de Araújo, ABIB, Maria Lúcia Vital dos Santos. Atividades Experimentais no Ensino de Física: Diferentes Enfoques, Diferentes Finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 25, n. 2, p. 176-194, 2003.

AXT, R. O papel da experimentação no ensino de ciências. In: MOREIRA (ORG). Tópicos em Ensino de Ciências. Pará: Sagra, 1991.

BADY, R. J. Student´s understanding of the logic of hypothesis testing. Journal of Research Science Teaching, v. 16, n. 1, p. 61-65, 1979.

CARRASCOSA, J., PÉREZ, D.G., VILCHES, A. Papel de la actividad experimental en la Educación científica. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 23, n. 2, p. 157- 181, 2006.

CHINN, C; MALHOTRA, B.A. Epistemologically authentic inquiry in schools: A theoretical framework for evaluating inquiry tasks. Science Education, n.86, p.175- 218, 2002.

CIÊNCIA PARA CRIANÇAS. O ovo que flutua e o ovo que afunda. Disponível em: < http://www.bioqmed.ufrj. br/ciencia/Ovo3.htm>Acesso em: 23 jun. 2008.

EXPLICATORIUM. Flutuo ou afundo ? Disponível em <http://www.explicatorium.com/Laboratorio-aberto.php > Acesso em: 20 jun. 2008.

FRANCISCO Jr, W. E., FERREIRA, L. H., HARTWIG, D. R. Experimentação Problematizadora: Fundamentos Teóricos e Práticos para a Aplicação em Salas de Aula de Ciências. Química Nova na Escola, n.30, p.34-41, 2008.

LAZAROWITZ, R.; TAMIR, P. Research on using laboratory instruction in science. In: GABEL, D. (Ed.). Handbook of Research on Science Teaching and Learning. New York: McMillan Pub Co., 1994.

LUNETTA, V. The school science laboratory: historical perspectives and contexts for contemporary teaching. En: FRASER, B.; TOBIN, K. (Eds.). International Handbook of Science Education. London: Kluwer Academic Publishers, p. 249- 262, 1998.

MARS. Será que o ovo flutua? Disponível em: Acesso em: 25 jun. 2008.

MOREIRA, A.F., BORGES, O. Por dentro de uma sala de aula de física. Educação e Pesquisa, v.32, n.1, p. 157- 174, 2006

MUNFORD, D. E LIMA, M.E.C.C. Ensinar ciências por investigação: em quê estamos de acordo? Ensaio – Pesquisa em educação em ciências, v.9, n.1, 2007. Disponível em: <http://www.fae.ufmg.br/ensaio/v9_n1/ensinar-cienciaspor- investigacao_m-emilia-e-danusa.pdf> Acesso e: 25 fev. 2009.

PAULA, H.F. E BORGES, A.T. Avaliação e teste de explicações na educação em ciências. Ciência & Educação, v. 13, n. 2, p. 175-192, 2007.

PEREIRA, A. B.; OAIGEN, E.R.; HENNIG.G. Feiras de Ciências. Canoas: Ulbra, 2000.

RICARDOL, E.C. E FREIRE, J.C.A. A concepção dos alunos sobre a física do ensino médio: um estudo exploratório. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n. 2, p. 251-266, 2007. Disponível em: www.sbfisica.org.br Acesso em: 02 mar. 2009.

VYGOTSKY, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2001.

Downloads

Publicado

28-03-2017

Edição

Seção

Artigos