Coleta seletiva de lixo: elaboração do jogo lixo amigo

Autores

  • Patricia Soares Rocha Alves Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)
  • Ana Paula Gomes de Souza Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)
  • Denise Celeste Godoy de Andrade Rodrigues Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) / Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v8.n1sup.798

Resumo

O objetivo deste trabalho é ensinar para as crianças do ensino fundamental, através do jogo Lixo Amigo, como é feita a coleta seletiva de lixo, inserindo nesta nova geração uma tentativa de mudança de hábito em relação ao meio ambiente. O processo de criação e desenvolvimento do produto foi realizado a partir da metodologia de design, que é feita através de cinco tópicos: identificação do problema, pesquisa de geração de alternativas, partido adotado, teste de aplicabilidade e produto final. Após a identificação do problema foi feita uma pesquisa de gerações de alternativas. Nela aconteceram vários testes de materiais e funções,  chegando-se ao partido adotado que foi feito através do teste de aplicabilidade primeiramente, em uma turma do 3º ano do ensino fundamental. Após avaliação da professora da turma, por meio de questionário, foram feitas as devidas modificações no jogo, chegando assim ao produto final. Para confirmação das faixas etárias propostas e validação da eficiência do projeto, o jogo foi aplicado em mais nove turmas do ensino fundamental de uma escola particular e outra municipal, totalizando 251 crianças. O resultado obtido foi satisfatório para todas as faixas etárias e ficou comprovado, através dos questionários respondidos pelas  professoras,  a eficácia da dinâmica e aplicação do jogo em relação a coleta seletiva de lixo.

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Publicado

07-11-2016