Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) aplicada simultaneamente para estudantes de engenharia de 3º e 7º períodos como ferramenta motivacional.
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v10.n19.788Palavras-chave:
Aprendizado Baseado em Problemas, Engenharia de Materiais, Metodologias Ativas de ensino, LikertResumo
A evasão dos alunos é um problema nos cursos de ciênias exatas e engenharias, não só no Brasil, mas em diversos países ao redor do mundo. Este fato pode estar relacionado as metodologias de ensino e o ambiente nas matérias introdutórias serem vistos como ineficientes e desmotivadores pelos estudantes. As metodologias ativas de ensino e, entre elas, a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), têm sido propostas como forma de reduzir essa desmotivação e evasão nos cursos de Engenharia. O presente artigo busca compreender por meio de um questionário de avaliação Likert a percepção pessoal de estudantes de engenharia após a aplicação dessa metodologia em uma aula a fim de confirmar sua viabilidade como ferramenta motivacional.Downloads
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