Contribuições das Histórias em Quadrinhos para abordar questões ambientais na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v8.n1sup.784Resumo
O presente estudo refere-se à construção do conhecimento de forma coletiva a partir da elaboração de material didático através das histórias em quadrinhos. Por se tratar de um veículo de massa com fácil entendimento, seu conteúdo pode ser trabalhado em diferentes seguimentos contextualizando temas, tais como meio ambiente, nas aulas de ciências através de uma linguagem que une o texto à imagem proporcionando ao professor levar o aluno a refletir sobre questões que possam estar associadas ao seu cotidiano. As atividades seguiram uma sequência didática estruturada que envolveu pesquisa sobre questões ambientais, debate acerca da opinião dos alunos em relação as informações que obtiveram em suas pesquisas, dicas de como criar histórias em quadrinhos, a elaboração dos quadrinhos e discussões relacionadas à leitura dessas hitórias produzidas pelos alunos. Desta forma o conhecimento construído coletivamente através das atividades contribuiu para o desenvolvimento da argumentação dos alunos, a crítica de forma reflexiva, o hábito de leitura e para a organização do trabalho em equipe.
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