Análise da contribuição do processo de elaboração de documentários socioambientais na formação de gestores ambientais
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v10.n19.776Resumo
Com a necessidade da intensificação das abordagens referentes às questões socioambientais, frente a um processo de crise ambiental civilizatória, torna-se primordial a busca por alternativas educacionais que favoreçam a socialização de informações científicas, capazes de gerar reflexão e mudanças comportamentais. Este estudo é estruturado com vista nas premissas da Educação Ambiental, e baseado pelos princípios da Educomunicação. Possui foco no desenvolvimento de vídeos documentários em formato de curta metragem, metodologicamente concebidos para serem aplicados enquanto ferramentas de educação ambiental no contexto escolar. Seu objetivo é analisar o processo de produção destas obras audiovisuais, e caracterizar as possíveis contribuições proporcionadas, enquanto aporte científico pedagógico, aos alunos do curso Superior de Gestão Ambiental do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro – CEFET/RJ – que atuaram nesta pesquisa. Após um ano de estudos, foram elaborados seis vídeos, que abordam aspectos relacionados a biodiversidade, sustentabilidade e a relação entre homem e natureza.