A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO FISIOTERAPEUTA PARA ATUAR NA EQUIPE DE ASSISTÊNCIA AO PARTO HUMANIZADO: a visão do aluno de uma universidade pública

Autores

  • Rafaela Comaru Gouveia Universidade do Estado do Pará
  • Renato da Costa Teixeira Universidade do Estado do Pará
  • Robson José de Souza Domingues Universidade do Estado do Pará
  • Marília da Silva Pinheiro Universidade do Estado do Pará:
  • Emmanuel Ribeiro Cunha Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v10.n20.767

Resumo

O estudo trata da formação do profissional fisioterapeuta para atuar na assistência ao parto humanizado. A pesquisa qualitativa e descritivo teve como objetivos analisar as percepções dos estudantes de fisioterapia da Universidade do Estado do Pará (UEPA) sobre o atendimento fisioterapêutico a mulheres em trabalho de parto e apontar alternativas para melhorar a formação do fisioterapeuta para atuar na equipe de assistência ao parto humanizado. Contou com a participação de 20 alunos que responderam a um questionário e participaram de grupos focais. Os resultados demonstraram que os alunos detêm os conceitos relacionados à humanização, no entanto não revelaram conhecimentos específicos sobre as políticas do Ministério de Saúde de assistência humanizada ao parto. As disciplinas que abordam a assistência humanizada ao parto estão no caminho certo, ainda que melhorias possam ser realizadas. Propõe-se estratégias para melhorar a formação inicial do fisioterapeuta.

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Biografia do Autor

Rafaela Comaru Gouveia, Universidade do Estado do Pará

Fisioterapeuta

Mestre em ensino em saúde na Amazônia

Programa de pós-graduação Ensino em Saúde na Amazônia

Renato da Costa Teixeira, Universidade do Estado do Pará

Fisioterapeuta

Doutor em Educação

Departamento de Ciências do Movimento Humano

Programa de pós-graduação ensino em saúde na Amazônia

 

Robson José de Souza Domingues, Universidade do Estado do Pará

Biólogo

Doutor em Ciências Biológicas

Departamento de Morfologia

Programa de pós-graduação ensino em saúde na Amazônia

 

Marília da Silva Pinheiro, Universidade do Estado do Pará:

Médica

Mestre em ensino em saúde na Amazônia

Programa de pós-graduação Ensino em Saúde na Amazônia

Emmanuel Ribeiro Cunha, Universidade do Estado do Pará

Pedagogo

Doutor em Educação

Programa de pós-graduação Ensino em Saúde na Amazônia

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Publicado

04-12-2018

Edição

Seção

Artigos