A PARTICIPAÇÃO NO PIBID E AS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen Centro Universitário UNIVATES
  • Alessandra Mocellim Gerevini Centro Universitário UNIVATES
  • Thaís Rodriguez Trindade Centro Universitário UNIVATES
  • Miriam Ines Marchi Centro Universitário UNIVATES.
  • Silvana Neumann Martins Centro Universitário UNIVATES.

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v10.n19.737

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa para Iniciação à Docência (PIBID) é um programa do Ministério da Educação, gerenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que busca incentivar a formação de professores para a educação básica e a elevação da qualidade da escola pública, através da aproximação significativa das instituições de ensino superior (IES) com a escola de educação básica. Neste estudo estamos discutindo como os Cursos de Licenciaturas, considerando especificamente o PIBID, atuam na formação de profissionais autônomos e que buscam a autonomia e criticidade dos alunos, principalmente pela utilização de Métodos ativos de ensino e de aprendizagem em sala de aula. Trata-se de um estudo com abordagem quali-quantitativa, exploratório, realizado no segundo semestre de 2014. Foi aplicado um questionário a 115 alunos das licenciaturas de um Centro Universitário, localizado no interior do estado do Rio Grande do Sul/BR, participantes do programa PIBID. As respostas obtidas foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva. Os participantes da pesquisa, apontaram o PIBID como sendo fundamental para a sua formação docente, e que por meio desta participação eles têm vivenciado diferentes estratégias que visam a autonomia dos alunos, sendo estas estratégias norteadas fortemente por métodos ativos de ensino e de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen, Centro Universitário UNIVATES

Doutora em Ciências: Ecologia. Professora nos Programas de Pós graduação: Mestrado em Ensino e Mestrado em Ensino de Ciências Exatas. Centro Universitário UNIVATES.

Alessandra Mocellim Gerevini, Centro Universitário UNIVATES

Bolsista de Iniciação Científica. Centro Universitário UNIVATES.

Thaís Rodriguez Trindade, Centro Universitário UNIVATES

Bolsista de Iniciação Científica. Centro Universitário UNIVATES.

Miriam Ines Marchi, Centro Universitário UNIVATES.

Professora nos Programas de Pós graduação: Mestrado em Ensino e Mestrado em Ensino de Ciências Exatas. Centro Universitário UNIVATES.

Silvana Neumann Martins, Centro Universitário UNIVATES.

Professora nos Programas de Pós graduação: Mestrado em Ensino e Mestrado em Ensino de Ciências Exatas. Centro Universitário UNIVATES.

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Publicado

18-07-2018

Edição

Seção

Artigos