Primeiros socorros na escola: conhecimento dos professores

Autores

  • Elaine Viana Cabral Unifoa
  • Maria de Fátima Alves Oliveira Unifoa

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v11.n22.712

Resumo

As crianças em idade escolar são vulneráveis aos acidentes e mudanças do ambiente domiciliar para o escolar podem interferir em seus padrões de resposta as situações de risco. Acidentes na infância são comuns podendo também ocorrer em ambiente escolar, o que justifica a necessidade de noções sobre primeiros socorros pelos professores ali presentes.  O objetivo deste estudo foi investigar o conhecimento dos professores sobre primeiros socorros. Trata-se de um estudo de campo com abordagem quali-quantitativa, realizado após a aprovação do CoEPS da UNIFOA sob nº 31469014.4.0000.5237. Participaram da pesquisa 31 docentes do ensino básico do município de Lorena, São Paulo. Para coleta de dados foi utilizado um instrumento contendo perguntas abertas e de múltipla escolha sobre primeiros socorros, elaborado pelas autoras. Dos 31 participantes da pesquisa, 22 afirmaram já ter vivenciado situações de acidentes na escola que exigissem conhecimentos sobre o assunto. Os agravos que geraram maior número de respostas incorretas foram sangramento nasal, quebraduras e engasgamento. Os achados evidenciaram a necessidade de uma capacitação destes professores a respeito do tema primeiros socorros.

Descritores: primeiros socorros; enfermagem; docentes

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Biografia do Autor

Elaine Viana Cabral, Unifoa

Enfermeira, especialista em Cuidados Críticos, aluna do Mestrado em Ensino de Ciências da Saúde e Meio Ambiente.

Maria de Fátima Alves Oliveira, Unifoa

Bióloga, doutora, docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente do UNIFOA

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Publicado

11-12-2019

Edição

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Artigos