Utilização de recursos audiovisuais como estratégia de ensino de Microbiologia do Solo nos ensinos fundamental II e Médio

Autores

  • Rogério Custódio Vilas Bôas Universidade Federal de Lavras/Professor Pós-doutorando.
  • Antonio Fernandes Nascimento Junior UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS Professor/pesquisador
  • Fatima Maria de Souza Moreira UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS Professora/pesquisadora

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v10.n19.691

Resumo

O presente estudo buscou informações sobre uso de recursos audiovisuais (RA) pelos professores de Ciências e Biologia de uma escola pública no município de Lavras – MG, para subsidiar a produção de um vídeo. Este vídeo será usado como um organizador prévio para o ensino de Microbiologia do Solo no Ensino Fundamental e Médio. Este conteúdo é muito abstrato, fora do imaginário da maioria dos estudantes desses níveis de Ensino. Porém não pode ser negligenciado pelos professores e estudantes, para que percebam a importância dos micro-organismos do solo na sustentabilidade dos ecossistemas agrícolas e naturais. Os objetivos desse trabalho foram verificar com que frequência os professores e estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II e 3º ano Ensino Médio utilizam os RA como ferramenta na melhoria do aprendizado; identificar a preferencia dos estudantes entre os RA; verificar a frequência da utilização dos RA no Ensino de Ciências de Biologia e se professores e estudante concordam que o uso de vídeos/aulas poderia ajudar no ensino de Microbiologia do solo. A coleta de dados foi realizada através de questionários semiestruturados com perguntas objetivas e discursivas para os estudantes e professores. Após analise das respostas dos questionários, constatou-se que os professores não foram qualificados para utilizarem determinados recursos, e que os estudantes preferem aulas com uso de Datashow e acreditam que os R/A podem ajudar no ensino de Microbiologia do Solo. Os dados irão orientar a produção de uma vídeo/aula em Microbiologia do Solo para os estudantes.

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Biografia do Autor

Rogério Custódio Vilas Bôas, Universidade Federal de Lavras/Professor Pós-doutorando.

Departamento de Biologia e Ciência do Solo

Área: CIÊNCIA DO SOLO, ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM MICROBIOLOGIA E PROCESSOS BIOLÓGICOS DO SOLO. ENSINO DE MICROBIOLOGIA

Antonio Fernandes Nascimento Junior, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS Professor/pesquisador

Prof.Dr. Departamento de Biologia - Laboratório de Ensino de Biologia.

Fatima Maria de Souza Moreira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS Professora/pesquisadora

Profa. PhD. Departamento de Ciência do Solo DCS/UFLA

Pesquisadora do Laboratório de Microbiologia e Processos Biológicos do Solo.

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Publicado

18-07-2018

Edição

Seção

Artigos