Teoria de van Hiele e Investigação Matemática: implicações para o ensino de Geometria

Autores

  • Rita Maria Cargnin Centro Universitário Franciscano
  • Sheila Heydt Réquia Guerra Centro Universitário Franciscano
  • José Carlos Pinto Leivas Centro Universitário Franciscano

DOI:

https://doi.org/10.25119/praxis-8-15-660

Resumo

O presente artigo tem como finalidade relatar uma prática realizada com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da zona Oeste de Santa Maria. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como objetivo investigar, por meio da Teoria de van Hiele, como os alunos identificam e classificam figuras geométricas, tendo como metodologia de ensino a Investigação Matemática. Esta pesquisa buscou aplicar os conhecimentos adquiridos na disciplina de Fundamentos de Geometria do Curso de Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática. Os resultados das atividades propostas e desenvolvidas de forma investigativa apontaram que os alunos alcançaram os primeiros níveis da Teoria de van Hiele, o que possibilita uma avaliação positiva da proposta, considerando-se as particularidades do público-alvo da pesquisa, tais como maturidade intelectual e conhecimentos prévios.

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Biografia do Autor

Rita Maria Cargnin, Centro Universitário Franciscano

Mestranda do Curso de Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática.

Sheila Heydt Réquia Guerra, Centro Universitário Franciscano

Mestranda do Curso de Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática.

José Carlos Pinto Leivas, Centro Universitário Franciscano

Professor Doutor do Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática.

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Publicado

17-06-2016

Edição

Seção

Artigos