Educação Ambiental e Movimento CTS, caminhos para a contextualização do Ensino de Biologia

Autores

  • Daniele Blanco Cavalcanti Fundação Instituto Oswaldo Cruz- Instituto Oswaldo Cruz- Programa de Pós-graduação em Ensino de Biociências e Saúde
  • Marco Antonio Ferreira Costa FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
  • Álvaro Chrispino CEFET/RJ

DOI:

https://doi.org/10.25119/praxis-6-12-646

Resumo

Realizamos uma revisão de literatura, que constituiu a fundamentação teórica da dissertação realizada pela autora, nos propomos por meio desta destacar a importância da Educação Ambiental e do ensino com uma abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) como caminhos possíveis para a contextualização dos conteúdos na educação. Sabemos que ambos os movimentos surgiram em contextos históricos semelhantes, onde percebemos o despertar dos cidadãos para os possíveis problemas causados pelo impacto da Ciência e Tecnologia no ambiente. Para a seleção dos documentos analisados, utilizamos o Banco de dissertações e teses da CAPES, revistas e periódicos da área. Adotamos como palavras-chave para realização do levantamento bibliográfico: CTS, CTSA, Educação Ambiental, Educação Ambiental e CTS e Educação Ambiental e CTSA.

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Biografia do Autor

Daniele Blanco Cavalcanti, Fundação Instituto Oswaldo Cruz- Instituto Oswaldo Cruz- Programa de Pós-graduação em Ensino de Biociências e Saúde

Doutoranda em Ensino de Biociências e Saúde(IOC), Mestre em Ciência Tecnologia e Educação, Especialista em Planejamento e Educação Ambiental e Licenciada em Biologia. Atualmente professora da Educação Básica da rede municipal e estadual de educação do RJ.

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Publicado

05-12-2014

Edição

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Artigos