A Teoria dos Jogos Empresariais como Estratégia de Ensino Aprendizagem nos Cursos de Administração de Empresas
DOI:
https://doi.org/10.25119/praxis-6-12-633Resumo
Os jogos sempre estiveram presentes na história do homem, tendo surgido como estratégia para simulação de guerra. No entanto, como instrumento de aprendizagem somente foram percebidos em 1957 nos Estados Unidos. O presente estudo tem como objetivo demonstrar a importância da metodologia de ensino por meio dos jogos de empresas para formação gerencial e estratégica dos acadêmicos de Administração, através da Visão Baseada e Recursos (RBV) e das Capacidades Dinâmicas, com ferramentas geradoras de vantagem competitiva, visto que o cenário contemporâneo vem exigindo profissionais que gerem valor e posicionamento de mercado para as organizações. Concentrou-se esse estudo no dilema: conhecimento teórico e desempenho prático, o que deveria prevalecer? Isso foi feito resgatando os estudos feitos por autores de renome sobre o tema Jogos de Empresas. Com isso, estudos demonstram que o jogo simulado, ao recriar um ambiente bem próximo da realidade empresarial, propicia aos alunos novas experiências e novas habilidades, sendo um recurso complementar ao método expositivo adotado pelas Universidades particulares de Volta Redonda. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizou-se o método qualitativo descritivo, na forma de um estudo exploratório, com análise de casos múltiplos. Os resultados demonstram que não havia correlação entre altos conhecimentos teóricos e melhores desempenhos na prática, porém o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes gerenciais estão constantemente presentes durante o processo de treinamento por meio do jogo simulador.
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