ENSINO DE CIÊNCIAS: O POSICIONAMENTO DE ESTUDANTES DE SEXTO ANO SOBRE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO CICLO DA ÁGUA

Autores

  • Wanderley Pivatto Brum Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, SC.
  • Sani de Carvalho Rutz da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR
  • Isabel Regine Depiné Poffo

DOI:

https://doi.org/10.25119/praxis-7-13-628

Resumo

Apresenta-se nesse artigo os resultados de uma investigação didática para o estudo do processo de formação do ciclo da água, vivenciada em aulas de Ciências com estudantes de sexta ano do ensino fundamental, analisada a partir dos pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa. Entendemos que o ensino deve basear-se nas experiências pessoais que o estudante vivencia e que o papel do professor está na orientação e regulação das atividades, com vistas à transformação dos conhecimentos prévios em sua estrutura cognitiva. Assim, de acordo com o pensamento ausubeliano, se o professor deseja ensinar significativamente, é preciso descobrir aquilo que o estudante já sabe, para enfim, direcionar seus ensinamentos. Os resultados evidenciaram que os estudantes em geral, compreenderam o processo do ciclo da água.

 

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Biografia do Autor

Wanderley Pivatto Brum, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, SC.

Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática.

Sani de Carvalho Rutz da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR

Doutora em Engenharia de Materiais pela UFRGS/RS. Professora permanente do quadro docente da UTFPR/PR

Isabel Regine Depiné Poffo

Mestre em Engenharia Ambiental - UFSC

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Publicado

02-10-2015

Edição

Seção

Artigos