Libras: a inclusão de surdos na escola regular

Autores

  • Andréa Oliveira Almeida Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)
  • Maria da Conceição Vinciprova Fonseca Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)

DOI:

https://doi.org/10.25119/praxis-5-9-605

Resumo

A presente pesquisa trata da inclusão de alunos surdos nas instituições escolares. Tal inclusão passa necessariamente pelo conhecimento da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, que vem abrindo caminhos paraque as pessoas surdas sejam respeitadas e se integrem ao meio em que vivem. Este trabalho se justifica pelanecessidade de ampliar e aprofundar a discussão a respeito do acolhimento e permanência dos surdos no ambienteescolar, que embora garantidos por lei, ainda são falhos, possivelmente pela dificuldade de modificarparâmetros em relação ao que se espera da escola. Mais ainda, faltam à grande maioria das escolas professorescom conhecimento em LIBRAS, necessário para receber alunos surdos no ensino regular. Esses são algunsdos questionamentos que mostram a complexidade da questão. A proposta deste trabalho é produzir um filmeque possa sensibilizar quanto à necessidade de otimização do acolhimento ao aluno surdo e da forma como eleé incluído no ambiente escolar, enfatizando a importância de aprender a lidar com o Outro, com a diferença.

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Publicado

16-07-2013

Edição

Seção

Artigos