CAMINHOS (E DESCAMINHOS) DOS OBJETIVOS EM DISSERTAÇÕES E TESES: UM OLHAR VOLTADO PARA A COERÊNCIA METODOLÓGICA

Autores

  • Marco Antonio Costa Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio / Fiocruz
  • Maria Fátima Barrozo Costa Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca
  • Viviane Abreu Andrade Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ),

DOI:

https://doi.org/10.25119/praxis-6-11-595

Resumo

O estudo, bibliográfico e meta-analítico, foi realizado entre junho de 2012 e junho de 2013, em 197 monografias de programas da área de Educação e Ensino de Ciências, defendidas entre 2009 e 2012. Dessas, 92 eram dissertações de Mestrado Acadêmico (MA), 42 de Mestrado Profissional (MP) e 63 teses de Doutorado (DO). As monografias foram selecionadas em bancos de dados acadêmicos de instituições públicas e privadas brasileiras, disponibilizados na internet. A investigação teve como propósito verificar de que forma o elemento metodológico, “objetivos”, aparece nas dissertações e teses pesquisadas. Foram analisadas, também, a questão do gênero nas autorias das monografias e número de páginas. Como base de sustentação analítica, adotamos as características básicas da Metodologia da Pesquisa e a Taxonomia de Bloom. Os resultados apontaram para várias incoerências epistemológicas, como uso incoerente de verbos na formulação dos objetivos, e distribuição inadequada desse elemento metodológico nas estruturas das monografias.

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Biografia do Autor

Marco Antonio Costa, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio / Fiocruz

Eng. químico, mestre em educação, mestre em psicopedagogia, doutor em ciências. Professor da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio e do Programa de Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde do IOC/Fiocruz.

Maria Fátima Barrozo Costa, Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca

Engenheira química, doutora em Ciências

Viviane Abreu Andrade, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ),

Bióloga, mestre em Ciência e doutoranda do programa de Ensino em Biociência e Saúde do IOC/Fiocruz-RJ

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Publicado

20-06-2014

Edição

Seção

Artigos