CONSIDERAÇÕES ACERCA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Elizabeth Macedo Fagundes Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.25119/praxis-6-12-586

Resumo

O presente artigo analisa o ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, contemplando com maior profundidade a contribuição dos temas geradores para que a prática docente consiga mobilizar a participação ativa dos educandos na construção de seus saberes. A investigação foi realizada com alunos do 3ºano do ensino fundamental numa escola da Rede Municipal de Guarapuava. A intervenção foi realizada pela pesquisadora em sala de aula. Nesse aspecto a metodologia utilizada foi à pesquisa qualitativa de cunho interpretativo, sendo de finalidade aplicada. No decorrer do desenvolvimento das atividades, percebeu-se a motivação dos alunos a cada aula, demonstrando maior envolvimento e interesse para aprender.

 

 

Palavas-Chave: Ensino de Ciências. Tema gerador. Prática docente.

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Publicado

05-12-2014

Edição

Seção

Artigos