Divulgação científica e modelos explicativos: o intercâmbio de conhecimentos no cotidiano escolar
DOI:
https://doi.org/10.25119/praxis-4-7-554Resumo
O conhecimento científico possui características epistemológicas próprias que pode dificultar seu entendimento por aqueles que não fazem parte da “comunidade científica”. A construção de modelos explicativos é uma das estratégias de transposição desse conhecimento auxiliando o entendimento e a popularização da ciência. Baseando-se nesses pressupostos esse artigo descreve as etapas de um projeto de divulgação do conhecimento científico desenvolvido por estudantes do curso técnico em automação industrial IFRJ/campus Volta Redonda. O projetoconstou de duas etapas: na primeira foram construídos modelos explicativos do núcleo de uma célula eucariótica e
realizada uma pesquisa sobre anomalias relacionadas as estruturas nucleares, destacando-se as neoplasias. Essa etapa se desenvolveu durante o estudo desse conteúdo nas aulas de Biologia. A segunda etapa constou de uma mostra
de ciência em duas escolas públicas e apresentação de uma sala temática na II Sematec Sul do IFRJ/ campus Volta
Redonda, onde além dos modelos explicativos foi apresentada uma pesquisa sobre causas, diagnósticos e centro de atendimento aos portadores de neoplasias na cidade de Volta Redonda. A metodologia utilizada baseou-se na pesquisa-ação. Os resultados foram obtidos a partir da análise quantitativa das respostas dadas aos questionários
aplicados durante a amostra de ciências e a II Sematec Sul. A análise dos resultados mostrou que o projeto contribui
de forma significativa para o aprendizado do conteúdo tanto dos estudantes que desenvolveram o trabalho, como daqueles que participaram da mostra de ciência e II Sematec Sul.
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