Ensino de Ciências e a Educação Ambiental

Autores

  • Denise Celeste Godoy de Andrade Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v1.n1.541

Resumo

O ensino de ciências não deve mais ser visto como transmissão de conceitos, mas sim como construção de conhecimentos para que o processo ensino-aprendizagem tenha sentido e contextualidade. Este artigo tem por objetivo mostrar como aplicar conceitos da disciplina de Física de maneira contextualizada empregando conceitos de educação ambiental. Para isso, trabalhou-se por quatro semanas em seis turmas do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Resende-RJ. O tema abodado foi “as formas de transmissão de calor e o meio ambiente”, com ênfase no efeito estufa e no aquecimento global. Como resultados, verificou-se que os alunos tiveram bom desenpenho em relação aos conceitos desenvolvidos. Chegou-se ao consenso geral de que algo deve ser feito por cada um de nós para cuidar do nosso ambiente e melhorar as condições de vida da sociedade de forma geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-01-2009

Edição

Seção

Artigos