Amor e resiliência: a docência no ensino superior em tempos de pandemia do Novo coronavírus (covid-19)
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v13.n26.3462Palavras-chave:
Resistência, Educação superior, Universidade pública.Resumo
A pandemia ocasionada pelo Novo coronavírus (COVID-19), transformou profundamente a vida social no Brasil, sendo que o ensino superior também sofreu alterações com a adoção do ensino remoto na maioria das Instituições, no entanto sob a percepção do professor ainda não foram realizados estudos que avaliem esse cenário modificado. Neste contexto, apresenta-se resultado de pesquisa exploratória descritiva realizada junto a 30 professores de Universidades públicas no Paraná durante a pandemia, entre os meses de abril e maio de 2020. O estudo visou compreender o cenário atual e as implicações da docência no ensino superior público durante a pandemia ocasionada pelo Novo coronavírus (COVID-19). O estudo revelou que entre os problemas mais recorrentes na docência durante o período investigado foram a ampliação da carga de trabalho e atividades gerada com o ensino de forma remota, a dificuldade de operacionalizar múltiplas plataformas de ensino e ainda manter a qualidade de ensino. A maioria dos docentes relataram problemas pessoais e psicológicos decorrentes da pandemia sendo os mais citados a ansiedade e a insônia. As principais ações de enfrentamento foram o ensino e aprendizagem entre colegas de profissão para o domínio de novas tecnologias educacionais, a resiliência e a empatia com discentes em período atípico. A pandemia impactou de forma profunda a vida dos docentes obrigando que os mesmos tivessem comportamento proativo, onde interagiram com colegas de trabalho com a intenção de aprender e aprenderam com a intenção de ensinar.
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