AVALIAÇÃO DO USO DE OBJETO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DA TAXONOMIA NORTH AMERICAN NURSING DIAGNOSIS ASSOCIATION (NANDA)
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v13.n26.2968Palavras-chave:
Objeto de Aprendizagem, Tecnologia da Informação e da Comunicação, Taxonomia NANDA, AplicativoResumo
O estudo teve como objetivo avaliar o uso de um Objeto de Aprendizagem (OA) como apoio ao ensino da Taxonomia North American Nursing Diagnosis Association (NANDA) na realização do diagnóstico de enfermagem. Trata-se de estudo exploratório-descritivo, com abordagem quantiqualitativa, realizado com alunos de graduação em Enfermagem de uma instituição de ensino superior privada do interior mineiro. Na primeira etapa os alunos realizaram uma avaliação (pré-OA) com dois estudos de caso; na segunda, utilizaram o OA desenvolvido para esse estudo durante quinze dias e na terceira etapa fizeram, após o período de quinze dias, outra avaliação (pós-OA) utilizando os mesmos estudos de caso. Os resultados demonstraram que antes de utilizar o OA a média de acertos (estudo de caso 1) foi de 3,79 ± 2,14 e após o uso do OA atingiram média de 5,21 ± 2,74. Também foi realizado o teste t de Student, considerando-se um p-value de 0,05, o p-value observado foi de 0,0030, indicando que as médias das duas avaliações diferem estatisticamente, o que também ocorreu com a segunda avaliação (estudo de caso 2), sendo a média antes do uso do OA de 1,60 ± 1,19 e, após o uso do OA passou para 2,79 ± 1,44, com o resultado do teste t de Student com p-value observado de 0,0. O estudo evidenciou que o OA avaliado poderá ser utilizado como recurso didático-pedagógico no ensino da assistência de enfermagem, pois a maioria dos alunos teve melhor desempenho nas avaliações após sua utilização.O estudo teve como objetivo avaliar o uso de um Objeto de Aprendizagem (OA) como apoio ao ensino da Taxonomia North American Nursing Diagnosis Association (NANDA) na realização do diagnóstico de enfermagem. Trata-se de estudo exploratório-descritivo, com abordagem quantiqualitativa, realizado com alunos de graduação em Enfermagem de uma instituição de ensino superior privada do interior mineiro. Na primeira etapa os alunos realizaram uma avaliação (pré-OA) com dois estudos de caso; na segunda, utilizaram o OA desenvolvido para esse estudo durante quinze dias e na terceira etapa fizeram, após o período de quinze dias, outra avaliação (pós-OA) utilizando os mesmos estudos de caso. Os resultados demonstraram que antes de utilizar o OA a média de acertos (estudo de caso 1) foi de 3,79 ± 2,14 e após o uso do OA atingiram média de 5,21 ± 2,74. Também foi realizado o teste t de Student, considerando-se um p-value de 0,05, o p-value observado foi de 0,0030, indicando que as médias das duas avaliações diferem estatisticamente, o que também ocorreu com a segunda avaliação (estudo de caso 2), sendo a média antes do uso do OA de 1,60 ± 1,19 e, após o uso do OA passou para 2,79 ± 1,44, com o resultado do teste t de Student com p-value observado de 0,0. O estudo evidenciou que o OA avaliado poderá ser utilizado como recurso didático-pedagógico no ensino da assistência de enfermagem, pois a maioria dos alunos teve melhor desempenho nas avaliações após sua utilização.Downloads
Referências
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