Ensino e Prática de Enfermagem em Emergência: Apoio Tecnológico

Autores

  • Douglas Markonne de Souza Santos UniFOA
  • Ilda Cecilia Moreira da Silva UniFOA
  • Annibal José Roris Rodriguez Scavarda UNIRIO
  • Lucrécia Helena Loureiro UniFOA

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v11.n21.1386

Palavras-chave:

Tecnologias em saúde, emergência, assistência de enfermagem, educação em enfermagem

Resumo

Objetivou-se realizar uma revisão integrativa da literatura sobre os tipos de tecnologias que enfermeiros têm desenvolvido ou que os mesmos poderiam utilizar para a assistência de enfermagem em emergências.  Realizou-se de janeiro a junho de 2017 busca com os descritores: “tecnologia em saúde”, “assistência de enfermagem”; “emergência”, “educação em enfermagem nas bases: SciELO, PubMed, BVS, BDENF, BDTD/UFMG, PERIODICOS CAPES/MEC, em periódicos brasileiros. Encontrou-se 7938 referências, publicadas no idioma português e 687 em inglês, das quais trinta atenderem aos critérios de seleção do estudo, 47% português e 53% em inglês. Segundo a classificação do Qualis,  30% A1; 27% B1; 17% B2; 13% A2;10% C; 3% B4, comprovando o padrão de qualidade excelente nos estudos desenvolvidos pela Enfermagem acerca da temática. Identificou–se três tipos de tecnologias para o cuidado, classificadas como leve, leve-dura e dura. As tecnologias leve e leve-dura as mais utilizadas, por serem práticas facilmente desenvolvidas e aplicáveis no gerenciamento do cuidado. Conclui-se que a enfermagem, por intermédio de suas inovações tecnológicas é capaz de avançar na aplicação dessas tecnologias, articuladas especialmente às ações de ensinar, gerenciar e cuidar em saúde.

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Publicado

09-07-2019

Edição

Seção

Artigos