ENSINO DE FUNÇÕES NAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS: UMA PRÁTICA CONTEXTUALIZADA NOS CURSOS DE AGRONOMIA E ZOOTECNIA
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v11.n21.1350Palavras-chave:
Ensino de Matemática. Ciências Agrárias. Contextualização. Funções Matemáticas.Resumo
Este texto objetiva compartilhar uma experiência de ensino de funções matemáticas nas Ciências Agrária, por meio de uma prática contextualizada em sala de aula, nos cursos de Agronomia e Zootecnia da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) câmpus Dois Vizinhos-Paraná-Brasil. A experiência de ensino foi realizada com 3 (três) turmas de Agronomia (2013, 2014 e 2016) e 3 (três) turmas de Zootecnia (2013, 2014 e 2015). Com esta experiência de ensino, foi possível garantir uma aprendizagem de funções contextualizada, utilizando exemplos atualizados e científicos da área. Além disso, beneficiou o professor pesquisador em suas descobertas de novos contextos deste conteúdo e contribuiu para o Ensino da Matemática com um trabalho sobre algumas aplicações do conteúdo de funções nas Ciências Agrárias.
Downloads
Referências
BALDOÍNO, Eduardo F. Ensinar e Aprender na Educação Superior: Possibilidades de Uma Prática Progressista. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas., Londrina, v. 13, n. 2, p. 25-34, Out. 2012. Disponível em: http://www.pgsskroton.com.br/seer/index.php/ensino/article/view/685. Acesso em: 10 de ago. 2016.
CARBONELL, Jaume. A aventura de inovar: mudança na escola. Porto Alegre: Artmed, 2002 (Coleção Inovação pedagógica).
CLAY, David E. CARLSON, C. Gregg CLAY, Sharon A. MURRELL, T.Scott. Matemática e Cálculos para Agrônomos e Cientista do Solo. Piracicaba, SP: International Plant Nutrition Institute, 2015.
FREIRE, Paulo. Considerações em orno do ato de estudar. Revista Espaço Acadêmico, Nº 33, Fevereiro de 2004. Disponível em: http://www.espacoacademico.com.br/033/33pc_freire.htm. Acesso em: 04 de set. 2015.
MELLO, Guiomar N. de. Transposição didática, interdisciplinaridade e contextualização. São Paulo: 2004. Disponível em: http://www.namodemello.com.br/pdf/escritos/outros/contextinterdisc.pdf. Acesso em: 15 de ago. 2015.
MOREIRA, Herivelto; CALEFFE, Luiz G. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.
PEREIRA, Luciana. B. C. SANTOS JUNIOR, Guataçara. O Ensino de Matemática nas Ciências Agrárias: possíveis aproximações interdisciplinares. ANAIS... VII Encontro Mineiro de Educação Matemática. São João Del Rei – Minas Gerais. Disponível em: http://www.ufjf.br/emem/files/2015/10/O-ENSINO-DE-MATEMATICA-NAS-CI%C3%8ANCIAS-AGR%C3%81RIAS-POSS%C3%8DVEIS-APROXIMA%C3%87%C3%95ES-INTERDISCIPLINARES.pdf . Acesso em 12 de jun. 2016.
RODRIGUES, Walter. M. Recursos e estratégias propostas para aulas de matemática em cursos de ciências agrárias. Revista Educação Agrícola Superior. Publicação da Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior- ABEAS .Vol. 21 Nº 01 – 2006. Disponível em: http://www.abeas.com.br/wt/files/16_2006.1.pdf . Acesso em: 23 de jan. 2016.
SPINELLI, Walter. A construção do conhecimento entre o abstrair e o contextualizar: o caso do ensino da Matemática. 2001. Tese de doutorado – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde...134105/.../WALTER_SPINELLI.pdf. Acesso em: 15 de ago. 2015.
SVIERCOSKI, Rosângela. F. Matemática Aplicada a Ciências Agrárias: análise de dados e modelos. 4ª reimpr. - Viçosa, MG:UFV, 2008.
TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/%0D/ep/v31n3/a09v31n3.pdf>. Acesso em: 6 jan. 2015.