Disciplinas integradoras no currículo médico: relato de operacionalização
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v10.n19.1295Palavras-chave:
Educação médica. Medicina. Congresso como assunto.Resumo
Introdução: A abordagem interdisciplinar ainda está distante de se consolidar como prática pedagógica no cotidiano dos cursos de graduação. Entre as diversas estratégias disponíveis para atingir esse objetivo, se destaca a adoção de disciplinas integradoras, otimizadoras da interface entre os conteúdos curriculares, que vem contribuindo para que o estudante construa conhecimento integrado e contextualizado, facilitando o desenvolvimento de uma visão holística do ser humano. Método: trata-se de um relato de experiência acerca da operacionalização de Disciplinas Integradoras no currículo médico. Objetivo: descrever a operacionalização das Disciplinas Integradoras (DI) “Sistema de Integração Curricular e Comunidade I, II e III”, ofertadas respectivamente no primeiro, segundo e terceiro período do Curso de Medicina da Universidade Severino Sombra. As atividades práticas destas disciplinas integradoras têm uma característica peculiar que é atuação, em conjunto, dos alunos dos três primeiros períodos em atividades comunitárias. As situações vivenciadas e os casos clínicos observados nas atividades na comunidade são então, problematizados em sala de aula, em dois momentos teóricos do semestre letivo, por meio de fóruns de debate. Resultado: As DI promoveram a interdisciplinaridade ao tratar de temas comuns aos estudantes dos três períodos, estimulando o desenvolvimento da percepção de conjunto e do raciocínio clínico, evidenciando as interfaces entre os diversos temas abordados pelas disciplinas cursadas. Considerações finais: A atividade viabilizou o rompimento de barreiras disciplinares - estreitando a interface entre os conteúdos programáticos, a identificação pelo estudante, de sujeito do próprio conhecimento - com atitude dinâmica, participativa, crítica, questionadora, inventiva e autônoma no processo de aprendizagem, a valorização da construção coletiva do saber e do trabalho em equipe.
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