Sequência didática investigativa como recurso pedagógico para ensinar sobre o Cerrado e os cupins
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v13.n26.1265Palavras-chave:
Construção do Conhecimento, Ensino de Ciências, Ensino por investigação.Resumo
O desinteresse dos estudantes brasileiros pela ciência sinaliza a necessidade de investigações sobre estratégias de ensino mais interessantes. Assim, o presente estudo teve como finalidade elaborar, aplicar e verificar as contribuições de uma sequência didática investigativa para ensinar sobre o Cerrado e os cupins. A pesquisa ocorreu com uma turma de 6º ano do ensino fundamental, de um colégio público, em Anápolis (GO). As atividades foram elaboradas de acordo com os três momentos pedagógicos: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. Foram aplicadas seis atividades que totalizaram 15 aulas. Para a coleta de dados utilizou-se o questionário pré e pós-teste e uma entrevista em grupo. Os resultados demonstraram que a maioria dos estudantes apresentava concepções estereotipadas a respeito do Cerrado e dos cupins, mas isso diminuiu após a participação na sequência didática. A análise do grupo focal confirmou que as atividades contribuíram para a construção do conhecimento científico.
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