USO DE PROTESE OBLITERADORA MAXILAR PARA REABILITAÇÃO DE PACIENTE COM CONDROSSARCOMA DE SEPTO NASAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/camclin.5283.4.2025

Palavras-chave:

Condrossarcoma, Obturadores Palatinos, Tratamento Odontológico, Insuficiência Velofaríngea

Resumo

Condrossarcomas são neoplasias malignas de crescimento lento que podem afetar ossos, tecidos moles e laringe, em que o tratamento indicado na maioria das situações é cirurgia ressectiva para remoção da massa tumoral. O objetivo do presente trabalho será apresentar um relato de caso sobre o tratamento odontológico realizado em uma paciente com diagnóstico de condrossarcoma de septo nasal. Trata-se de uma paciente do gênero feminino, 28 anos, leucoderma, encaminhada pelo radio-oncologista para avaliação e realização de preparo e tratamento odontológico. No exame físico intra-oral foi observada em região de palato mole perda de continuidade tecidual de aproximadamente 2cm de diâmetro, sequela decorrente das cirurgias oncológicas recebidas. Ela apresentava-se em proservação do tumor e, por ser dentada total, foi confeccionada uma prótese obliteradora palatina com arco de Hawley. Após fechamento do defeito osteomucoso com a placa, foi observada melhora da qualidade de vida da paciente, especialmente na alimentação e fala.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maíra TAVARES, UNIFOA

Possui graduação em Odontologia pelo Centro Universitário de Volta Redonda (2012). Formou-se no Instituto Nacional de Câncer (INCA), no curso de Residência Multiprofissional em Oncologia e Física Médica. Realizou curso de especialização em Estomatologia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em Odontologia Hospitalar pelo Hospital Israelita Albert Einstein, em Ortodontia no Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA). Habilitação em Laserterapia pela UERJ. Mestre em Ensino em Ciências da Saúde e Meio Ambiente (UniFOA). Doutora em Clínicas Odontológicas (São Leopoldo Mandic). Professora dos cursos de Odontologia e Medicina do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Estomatologia, Odontologia Oncológica, Odontologia Hospitalar e Ortodontia atuando principalmente nos seguintes temas: cirurgia, diagnóstico, odontologia e prevenção em saúde.

Carolina Hartung Habibe

Possui Graduação pela Faculdade de Odontologia do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA, Mestre em Materiais pelo UniFOA, Mestre em Odontopediatria pela Faculdade São Leopoldo Mandic, Doutora em Odontopediatria pela Universidade Cruzeiro do Sul e Especializanda em Ortodontia pelo UniFOA. Atualmente é professora das disciplinas de Dentística III e IV, Clínica Integrada Infantil I e II e Estágio Supervisionado II e III Faculdade de Odontologia do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA. Atua em consultório particular com experiência em Odontopediatria, Ortodontia, Ortopedia Funcional dos Maxilares e Dentística Restauradora.

Downloads

Publicado

2025-02-12

Como Citar

TAVARES, M., Bemfeito Barroso, L., Salvati Marcelo, G., Matias, I., Amaral de Araujo, F., Tavares de Faria, P., & Hartung Habibe, C. (2025). USO DE PROTESE OBLITERADORA MAXILAR PARA REABILITAÇÃO DE PACIENTE COM CONDROSSARCOMA DE SEPTO NASAL. Caminhos Da Clínica, (4). https://doi.org/10.47385/camclin.5283.4.2025

Edição

Seção

Clínica Médica