A interiorização do Instituto Federal do Maranhão (IFMA)
um estudo sobre estudantes pendulares do Campus São João dos Patos
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v18.n51.3983Palabras clave:
Migração pendular, Estudantes, Cidades pequenasResumen
O processo de urbanização vigente evidenciou vários fenômenos urbanos característicos da contemporaneidade, caracterizando dinâmicas populacionais cada vez mais intensas. As percepções espaciais em grandes centros urbanos são heterogêneas, onde o dinamismo na rede urbana apresenta-se como principal indutor dos aspectos mais relevantes do tecido urbano. Contudo, essa contextualização não apenas se apresenta nas grandes e médias cidades. Compreender essas ocorrências a partir das cidades pequenas é o objetivo principal do artigo. Especificamente, o estudo retrata a pendularidade de estudantes do Sertão maranhense que migram diariamente para estudar no IFMA, Campus São João dos Patos, devido à falta de oportunidades onde residem. Esses alunos, em sua maioria, são municípios que compõem a microrregião do Alto Itapecuru. A pesquisa será quantitativa, de caráter descritivo-exploratório, com base em uma densa revisão de literatura, aplicação de questionário através do Google Forms com estudantes dos cursos técnicos do Campus São João dos Patos e levantamento de dados cartográficos, foram utilizados os softwares Google Earth e o Qgis. A oferta de instituições de ensino em seus diversos níveis atrelada à dinâmica econômica e a falta de oportunidades de estudo em suas cidades de origem se apresentam como condições para a intensa transitoriedade desses estudantes.
Descargas
Citas
CARVALHO, J.A.M. de; BEAUJEU-GARNIER, J. Geografia da população São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1980.
RIGOTTI, J.I.R. Análise das metodologias de mensuração das migrações. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE MIGRAÇÃO. Anais. Curitiba: Ipardes: FNUAP, 1998. p. 211-227.
CORRÊA, Roberto Lobato. O espaço urbano. São Paulo. Editora Ática, 2005.
CASTELLO BRANCO, M. L. G. A dinâmica metropolitana, movimento pendular e forma urbana: o espaço urbano do Rio de Janeiro. 2006. 13 p. Trabalho apresentado no XV Encontro Nacional de Estudos Populacionais da Associação Brasileira de Estudos Populacionais - ABEP, realizado em Caxambu, 2006.
CASTELLO BRANCO, M. L. G. Espaços urbanos: uma proposta para o Brasil. 2003. 236 p. Tese (Doutorado)- Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro, 2003.
ENDLICH, Ângela Maria. Pensando os papéis e significados das pequenas cidades do Noroeste do Paraná. Tese (doutorado) – Universidade Estadual Paulista – Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente: [s.n.], 2006. 505 p. il.
MOURA, R.; CASTELLO BRANCO, M. L. G.; FIRKOWSKI, O. L. C. de F. Movimento pendular e perspectivas de pesquisas em aglomerados urbanos. São Paulo em Perspectiva. São Paulo: Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados - Seade, v. 19, n. 4, p. 121-133, out./dez. 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-88392005000400008
SANTOS, Milton. O Espaço dividido: os dois circuitos da economia urbana dos países subdesenvolvidos. Rio de Janeiro: Editora Francisco Alves, 1979.
STAMM, Cristiano; STADUTO, Jefferson A. R. Movimentos pendulares das cidades interioranas de porte médio de Cascavel e Toledo, no Paraná. In: Revista Brasileira de Estudos de População v. 25, n. 1, São Paulo: Rebep, 2008. pp. 131-150 DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-30982008000100008
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.