O público e o privado na gestão da inovação no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v11.n30.342Palabras clave:
inovação, público e privado, pesquisa e desenvolvimento, universidades, sociologiaResumen
É ponto constatado por diferentes trabalhos que no Brasil os maiores investimentos em pesquisas que geram inovação são feitos pelas universidades públicas, com capital estatal. Verifica-se no comportamento das empresas que investem em pesquisa e desenvolvimento uma busca por instalarem-se nas regiões que contam com a presença desses centros universitários, com alta concentração de profissionais qualificados. O presente artigo apresentar algumas reflexões sobre essa questão através de alguns autores clássicos para o pensamento social brasileiro. O objetivo é destacar uma certa continuidade histórica de mistura da esfera pública e privada na gestão política e econômica de nossa sociedade, em um processo no qual os gastos continuam sendo socializados enquanto os lucros são apropriados pelos grupos detentores do capital.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.