Caracterização microestrutural de um aço IF deformado via ECAP
Palabras clave:
ECAP, aço IF, deformação plástica severa, microestrutura, simulação computacional.Resumen
As ligas metálicas com microestrutura ultrafina podem ser obtidas por processos baseados na aplicação de deformação plástica severa. Estes materiais possuem propriedades superiores e existe por parte do setor produtivo um grande interesse comercial. O processo de prensagem por canais equiangulares (“Equal Channel Angular Pressing” – ECAP) é uma técnica bastante atrativa por não alterar as dimensões da seção transversal do material. O processo consiste em se forçar um corpo-de-prova previamente lubrificado a escoar numa matriz que possui dois canais de seções transversais idênticas. Esta técnica visa promover a deformação via cisalhamento simples. Foi verificada experimentalmente a simulação computacional do processo ECAP a partir da aplicação das rotas A e C num aço IF estabilizado ao titânio após 2 passes de deformação. O aço IF possuía tamanho de grão grosseiro (~55 μm) e textura aleatória, sendo considerado como um material modelo por ser praticamente isotrópico. Os resultados experimentais apresentados foram analisados de forma comparativa visando esclarecer os mecanismos envolvidos no processo de refinamento microestrutural provocado por cada rota investigada. Os dados fornecidos pelos ensaios de dureza foram correlacionados com as observações das microestruturas com o auxílio da técnica de microscopia eletrônica de varredura. A verificação experimental do processo avaliou de forma quantitativa a carga aplicada e também as propriedades mecânicas do material deformado através de ensaios de dureza. Um intenso refinamento dos grãos aconteceu independente da rota aplicada, porém a rota C se mostrou a mais eficiente em termos de fragmentação da microestrutura e energia armazenada.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.