Identificação de problemas de saúde relacionados aos trabalhadores de enfermagem
Palabras clave:
Enfermagem, doença ocupacional, absenteísmoResumen
Os profissionais de enfermagem estão expostos frequentemente a fatores de risco para doenças no ambiente de trabalho, e isso é um fator gerador de elevados índices de absenteísmo nas instituições de saúde. O objetivo do estudo é identificar os problemas de saúde mais prevalentes entre trabalhadores de enfermagem. Utilizamos como metodologia uma revisão bibliográfica através de artigos e livros publicados no período de 1997-2007 onde foram encontrados 35 trabalhos relacionados à temática nas bases de dados SCIELO (5 trabalhos), LILACS (22 trabalhos) e BDENF (8 trabalhos), utilizando os descritores: Enfermagem e Doença Ocupacional. Tivemos como resultado que a maioria dos problemas de saúde descritos estão relacionados ao estresse (20%), seguido de doenças infecto-contagiosas (17,2%), doenças osteomusculares (8,5%), doenças cardiovasculares (8,6%), sistema geniturinário e órgãos dos sentidos (2,9%). Alguns trabalhos destacaram distúrbios do sistema respiratório apesar dos mesmos nem sempre serem causados por fatores relacionados ao ambiente de trabalho. Foram encontradas 2 publicações que abordam o tema doença ocupacional relacionando-o ao absenteísmo em trabalhadores de enfermagem. Identificamos que as principais causas desse absenteísmo estão relacionadas à doença e sua condição de saúde, interferindo assim diretamente na qualidade da assistência prestada ao cliente. Além disso, destacamos a necessidade das instituições estimularem atividades de promoção e reabilitação da saúde entre seus funcionários, melhorando assim a saúde do cuidador e a qualidade da assistência de quem é cuidado.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.