Estratégias de Ensino da Semiologia Odontológica no UniFOA: elaboração e implantação de um Prontuário Integrado
Palabras clave:
Exame clínico, semiologia, prontuário odontológicoResumen
A educação em saúde tem papel preponderante na manutenção do bem-estar físico, mental e social, de forma a poder evitar que a população venha a ter condições precárias de vida provocadas pela desigualdade econômica e social observada em muitos povos. Sendo assim, as profissões existem também para satisfazer uma necessidade social, e a Odontologia não é exceção. Ela opera em um sistema social dentro do qual a profissão e as instituições de ensino estão continuamente se reajustando de acordo com a mudança na tecnologia, os pontos de vista profissionais e as necessidades ou demandas da educação odontológica. O objetivo primordial das profissões da área da saúde é a prevenção das doenças e o tratamento integral e efetivo do indivíduo. A alta incidência das doenças passíveis de diagnóstico precoce na população em geral pode ser explicada por fatores político-econômico-sócio-culturais que dificultam acentuadamente as ações públicas ou privadas, assim como impedem que estas ações sejam aplicadas de modo coerente e efetivo. Neste sentido, a educação odontológica é um processo contínuo que visa a formação de profissionais capazes de manter ou restaurar o estado de saúde da cavidade bucal. Os procedimentos de prevenção são, em geral, de simples planejamento e execução, isentos de riscos e de custo relativamente baixo. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é elaborar um Prontuário Odontológico integrado, visando sua aplicabilidade em todas as especialidades odontológicas de acordo com a necessidade de consolidação dos dados de cada indivíduo, além de propor instrumento para anamnese odontológica visando a organização e registro dos dados de cada paciente.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.