Ensino em saúde e os princípios do SUS: como abordar na prática

Autores/as

  • L. M. F. Affonso UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.1844

Palabras clave:

SUS, educação em saúde, educação-trabalho

Resumen

A formação e qualificação de recursos humanos para a saúde vêm ganhando maior importância partindo da premissa de que podem ser elementos propulsores ou impeditivos para o desenvolvimento efetivo, aprimoramento e consolidação do sistema de saúde. Apesar de a saúde ser um direito garantido em constituição, há uma enorme contradição entre as conquistas sociais estabelecidas no plano legal e a realidade de crise vivenciada pelos usuários e profissionais do setor. O processo de implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) teve que lidar com inúmeras limitações, entre elas, o fato de os profissionais da saúde não terem recebido formação em consonância com o modelo de promoção à saúde. Desta forma, o presente estudo busca contribuir para tal área de estudo, mediante o objetivo estabelecido de mostrar a relevância dos profissionais de saúde conhecerem os princípios do SUS na educação profissional, contribuindo, assim, para a consolidação do mesmo como um sistema público universal, integral e equinâme. A presente pesquisa, de base exploratória, caracterizou-se como uma pesquisa bibliográfica, a qual buscou concatenar os achados de obras relacionadas ao SUS, ao ensino de seus princípios e diretrizes e educação em saúde. Foram realizadas buscas no Google Acadêmico, Portal de Periódicos da CAPES, Scielo, banco de teses e dissertações da USP, UNICAMPI e FIOCRUZ. Os textos selecionados foram lidos e as informações relacionadas ao tema do artigo foram utilizadas para a composição do mesmo. Infere-se a importância de aproximar os estudantes dos serviços de saúde, através de estágios, a construção de currículos integrados e a articulação entre ensino, serviço e comunidade e a educação permanente em saúde, por meio da aprendizagem significativa baseada na reflexão crítica sobre as práticas reais dos profissionais em ação nas redes de serviço.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2012-10-30

Cómo citar

AFFONSO, L. M. F. Ensino em saúde e os princípios do SUS: como abordar na prática. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 7, n. 1 Esp, p. 123, 2012. DOI: 10.47385/cadunifoa.v7.n1 Esp.1844. Disponível em: https://unifoa.emnuvens.com.br/cadernos/article/view/1844. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artículos similares

<< < 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.