Efeitos da prática do Lien Ch’i nos escores psicológicos(DASS) em escolares

Autores/as

  • Alexandre Barai Prefeitura Municipal de Araras.
  • Juan Guzman Quispe Cabanillas Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas. Ambulatório de Neurologia HC-FCM/Unicamp, Cidade Universitária, 13083-970 - Campinas, SP – Brasil, Telefone: (19) 3521-6262.
  • Thais Casemiro Flores Prefeitura Municipal de Araras.
  • Rosa Maria Zanibon de Moraes Prefeitura Municipal de Araras.

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v13.n37.1623

Palabras clave:

Depressão. Estresse. Criança.

Resumen

Entre as práticas terapêuticas da Medicina Tradicional Chinesa, observam-se diversos tipos de práticas corporais visando preservar ou recuperar a saúde, fortalecendo o corpo e a mente. Este estudo tem como objetivo avaliar a prática do Lien Ch’i como exercício regular inserido no ambiente escolar e observar seus efeitos. Participaram do estudo 32 alunos de uma escola pública, média de idade de 8±0,7 anos, ambos os gêneros divididos em 2 grupos, um de prática, que receberam a vivência dos exercícios por 7 minutos, 5 dias por semana num período de 8 semanas, e outro grupo controle. Anteriormente ao início do estudo e após o término foi aplicado o protocolo de escores psicológicos Depression, Anxiety and Stress Scales. O grupo de prática do Lien Ch’i apresentou diferenças estatísticas significativas para dois escores com P=0,0008 para Depressão e P=0,0085 para Estresse. No grupo controle não houve diferenças estatisticamente significativas. A prática do Lien Ch’i realizada por crianças neste estudo evidenciou a redução dos escores de depressão e estresse, estas evidências dão suporte para a realização de investigações mais amplas que visem elucidar demais mecanismos influenciados pela práxis cotidiana desses exercícios.

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Citas

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Publicado

2018-11-14

Cómo citar

BARAI, Alexandre; CABANILLAS, Juan Guzman Quispe; FLORES, Thais Casemiro; MORAES, Rosa Maria Zanibon de. Efeitos da prática do Lien Ch’i nos escores psicológicos(DASS) em escolares. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 13, n. 37, p. 105–114, 2018. DOI: 10.47385/cadunifoa.v13.n37.1623. Disponível em: https://unifoa.emnuvens.com.br/cadernos/article/view/1623. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Ciências Biológicas e da Saúde

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