O exercício da tutela na Educação Inclusiva

Autores/as

  • Rose Jardim Madureira de Araujo Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase - UGB. Pós-Graduanda em Educação Inclusiva - LIBRAS pela Faculdade Educacional da Lapa – FAEL
  • Cláudio Kleina Graduado em Sistemas de Informação pela Sociedade Paranaense de Ensino e Informática. Pós-graduado em Formação de Tutores e Orientadores Acadêmicos em EAD pela Uninter. Pós-graduado em Desenvolvimento em Ambiente WEB pela PUC/PR. Mestre em Educação pela PUC/PR.
  • Marcus Vinicius Faria de Araujo Professor do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA. Mestre em Planejamento Energético pela UFRJ, Pós-Graduado em Ensino Superior pelo UniFOA e Graduado em Engenharia Química pela UFF.

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n16.1060

Palabras clave:

Inclusão Opressão LIBRAS

Resumen

O exercício da tutela na educação inclusiva é o tema do presente trabalho e está baseado nas políticas inclusivas no ensino de surdos, visando à capacitação deste no exercício de sua cidadania. O objetivo principal é o de explicitar a importância do conhecer e do aplicar a cultura surda como pré-requisito para a construção dos projetos político-pedagógicos das instituições de ensino em suas gestões inclusivas. A metodologia utilizada foi a de fazer um contraponto entre a cultura surda e as políticas educacionais de inclusão vigentes no Brasil. Para o desenvolvimento de tal abordagem foi feito um paralelo entre as duas faces da inclusão, a saber: a inclusão opressora e a inclusão libertadora. Conclui-se após a pesquisa feita, que as políticas educacionais de inclusão na realidade produzem uma aculturação do surdo porque desconsideram a sua cultura e seu potencial construtivo, inventivo e criativo, devido a um rótulo preconceituoso de deficiência. Por fim, o presente artigo apresenta sugestões que contribuam para a viabilização de uma educação construtiva, igualitária e, de fato, inclusiva.

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Citas

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Publicado

2017-03-27

Cómo citar

ARAUJO, Rose Jardim Madureira de; KLEINA, Cláudio; DE ARAUJO, Marcus Vinicius Faria. O exercício da tutela na Educação Inclusiva. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 6, n. 16, p. 59–70, 2017. DOI: 10.47385/cadunifoa.v6.n16.1060. Disponível em: https://unifoa.emnuvens.com.br/cadernos/article/view/1060. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

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