O uso de computadores de baixo custo para aplicação da metodologia de cenário de simulação em laboratório de voo
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v15.n43.3471Keywords:
Cenário de Simulação. Prática Inovadora de Aprendizagem. Currículo Baseado em CompetênciasAbstract
Este trabalho trata da aplicação do cenário de simulação como metodologia ativa de aprendizagem nas disciplinas que compõem o currículo do Curso Superior de Tecnologia de Pilotagem Profissional de Aeronaves. A pesquisa surge de dois questionamentos dentro da educação superior: o uso das metodologias ativas e o currículo baseado em competências. A pesquisa envolve, basicamente, o uso do computador de baixo custo em laboratório de voo onde se criam situações reais em um ambiente virtual para aplicar a teoria. Essa prática inovadora de aprendizagem baseada em cenário de simulação em laboratório de voo, integrado a outras estratégias didáticas, motiva o discente e gera nele o sentido de responsabilidade sobre o seu aprendizado. Além da revisão bibliográfica sobre a metodologia no desenvolvimento das competências do aluno de pilotagem de aeronaves, essa pesquisa apresenta os dados coletados sobre a evolução do uso pelos docentes do laboratório de voo desde a sua criação, assim como sobre a aplicação da metodologia e a percepção dos discentes do CSTPPA quanto ao seu aprendizado. O próximo passo é mensurar a qualidade do desenvolvimento das competências no aprendizado dos discentes, e as diferenças na aplicação da metodologia por disciplina.Downloads
References
BELL, B. S., KANAR, A. M. & KOZLOWSKI, S. W. J. Current issues and future directions in simulation-based training in North America. Cornell University, 2008. ILR School site: http://digitalcommons.ilr.cornell.edu/articles/412/
COX, B. A. Scenario Based Training in an Aviation Training Environment. All Regis University Theses. Paper 2. 2010. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/36b4/467e8dfb9f6327cdff4a2b4ffcfbb9e3361c.pdf. (Acesso: 5 de julho, 2018).
DENNIS, K. A.; HARRIS, D. Computer-based simulation as an adjunct to ab initio flight training. In: The International Journal of Aviation Psychology, 8(3), 277-292. 1998. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1207/s15327108ijap0803_6. (Acesso: 23 de julho, 2018).
FANNING et al. The Role of Debriefing in Simulation-Based Learning. Simulation in Healthcare, Volume 2, Number 1, Spring 2007.
GARCIAS, A. C; JUNIOR, M. A. Uso do simulador de voo de baixo custo no processo ensino-aprendizagem de navegação aérea e teoria de voo. In: Encontro de Produção Acadêmico – Científica da UNIFACISA, Campo Grande, MGS, 2013. Disponível em: http://docplayer.com.br/11236652-Uso-do-simulador-de-voo-de-baixo-custo-no-processo-ensino-aprendizagem-de-navegacao-aerea-e-teoria-de-voo.html. (Acesso: 20 de outubro, 2019).
ILIFF, K. W., & TAYLOR, L.W. Fixed-base simulator pilot rating surveys for predicting lateral-directional handling qualities and pilot rating variability. In: Report Number: NASA-TN-D-5358. Edwards, CA: NASA Dryden Flight Research Center, 1969. Disponível em: https://www.nasa.gov/centers/dryden/pdf/87769main_H-626.pdf. (Acesso: 20 de outubro, 2018).
LINTERN, G.; ROSCOE, S. N.; KOONCE, J. M.; SEGAL, L. Transfer of landing skills in beginning flight training. Human Factors, 32, 319-327. 1990. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/001872089003200305. (Acesso: 20 de outubro, 2018).
LINTERN, G.; TAYLOR, H. L.; KOONCE, J. M.; KAISER, R. H.; MORRISON, G. A. Transfer and quasi-transfer effects of scene detail and visual augmentation in landing training. In: The International Journal of Aviation Psychology, 7(2), 149-169. 1997. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/001872089003200305. (Acesso: 28 de outubro, 2018).
KOUWENHOVEN, W. Chapter 1 - competence-based curriculum development in higher education: a globalised concept?. In. Technology education and development. Publisher: Intech, 2009. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/227452769_Competency_Based_Curriculum_in_Higher_Education_A_Necessity_Grounded_by_Globalization_English_version/citation/download. (Acesso: 10 de novembro de 2018)
ORTIZ, G. A. Effectiveness of PC-based flight simulation In: The International Journal of Aviation Psychology, 4(3), 285-291. 1994. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1207/s15327108ijap0403_5. (Acesso: 28 de outubro, 2018).
RUIZ, S.; AGUADO, C. E.; MORENO, R. Educational Simulation in Practice: A Teaching Experience Using a Flight Simulator. In: Journal of Technology and Science Education, vol. 3, p. 181-200, Barcelona, Espanha, 2014.
SALAS, E.; WILDMAN, J. L.; PICCOLO, R. F. Using Simulation-Based Training to Enhance Management Education. Academy of Management Learning & Education, 2009, Vol. 8, No. 4, 559–573. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/325008015_Using_Simulation-Based_Training_to_Enhance_Management_Education. (Acesso: 28 de outubro, 2018).
TAYLOR, H. L.; LINTERN, G.; HULIN, C. L.; TALLEUR, D. A.; EMANUEL, T. W.; PHILLIPS, S. I. Transfer of training effectiveness of a personal computer aviation training device. In: The International Journal of Aviation Psychology, 9(4), 319-335. 1999. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/235146364_Transfer_of_Training_Effectiveness_of_Personal_Computer-Based_Aviation_Training_Devices. (Acesso: 20 de outubro, 2018).
VOGEL, J. J et. al. Computer gaming and interactive simulations for learning: a meta-analysis. In: Educational Computing Research, Vol. 34(3) 229-243. 2006. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Michelle_Wright3/publication/233742169_Computer_gaming_and_interactive_simulations_for_learning_A_meta-analysis/links/0912f50be3158c6f20000000.pdf. (Acesso: 24 de outubro, 2018).
ZANTOW, KENNETH & KNOWLTON, DAVE & SHARP, D. More Than Fun and Games: Reconsidering the Virtues of Strategic Management Simulations. In: Academy of Management Learning and Education, The. 4. 10.5465/AMLE.2005.19086786. 2005 Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/277826746_More_Than_Fun_and_Games_Reconsidering_the_Virtues_of_Strategic_M. (Acesso: 20 de novembro, 2019).
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.