Linux Terminal Server Project: tecnologia para melhor aproveitamento dos computadores nas empresas
Keywords:
LTSP, terminais leves, Linux, software livreAbstract
Atualmente ocorrem constantes transformações no meio ambiente em função das atividades humanas. Muitas dessas transformações são ocasionadas pelo descarte de equipamentos eletrônicos de forma inapropriada, já que novas tecnologias são desenvolvidas cada vez mais rápido e tecnologias mais antigas, consideradas obsoletas, são descartadas com maior frequência. Com este descarte de forma descontrolada, é provável que ocorra um acúmulo de lixo eletrônico, que pode contribuir com a degradação do meio ambiente e oferecer riscos à saúde humana. Grande parte deste descarte é desnecessário, pois muitas vezes computadores com alto poder de processamento são utilizados para executar processos simples e ficam parte do tempo ociosos. Computadores com menor poder de processamento poderiam ser utilizados para realizar esses processos. O sistema de terminais leves, neste trabalho representado pelo Linux Terminal Server Project (LTSP), pode ser uma solução para melhorar o aproveitamento dos recursos computacionais nas organizações. Com o LTSP, é possível utilizar máquinas mais leves como terminais gráficos ou terminais texto conectadas a um servidor GNU/Linux. O objetivo deste estudo está focado em três aspectos: econômico, ecológico e produtivo; visando analisar a viabilidade de implantação desse sistema em empresas. Um primeiro laboratório LTSP foi implementado na Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá. As máquinas utilizadas são estações sem disco rígido que são inicializadas através da placa de rede e todos os sistemas são carregados a partir de um servidor com sistema operacional GNU/Linux. Este primeiro laboratório se mostrou econômico e eficiente com relação à reutilização de máquinas antigas e aos serviços executados; e se mostrou produtiva com relação à utilização, uma vez que usuários puderam testar e avaliar o desempenho das máquinas para realizar tarefas do dia a dia. A próxima fase da pesquisa é implementar outro laboratório, que será utilizado para treinamento, em uma empresa da região do Vale do Paraíba e analisar sua eficiência e a satisfação dos instrutores e alunos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.