Aplicação da biônica no desenvolvimento de produtos: uma sinergia entre o design de calçados e os novos materiais
Keywords:
novos materiais, Design de produto, biônicaAbstract
Este trabalho tem como objetivo verificar a potencialidade das resinas poliuretanas (PU) com a adição de cargas de celulolignina a 10, 20, 30, 40 e 50% na aplicação em solados de calçados e averiguar sua capacidade de moldagem da forma, geometrias e texturas com o uso das ferramentas da Biônica. O PU é utilizado na área calçadista devido à alta resistência a abrasão, flexão e rasgo, flexibilidade, elasticidade, conforto, fácil moldagem de formas e baixa densidade. Os compósitos com uso de fibra natural tem sido um atrativo pela redução do custo do produto, conceito de sustentabilidade e passíveis de reciclabilidade, alta resistência e propriedades específicas superiores aos componentes isolados. Por meio da Biônica realizam-se analogias que relacionam formas, funções e comportamentos dos meios naturais, solucionando problemas existentes ou geram-se possibilidades inovadoras no produto. Na metodologia foi realizado um estudo exploratório de planejamento das misturas da resina PU com variações de celulose e lignina em 10, 20, 30, 40, 50% de carga. Foi feita a Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) utilizando um aparelho tipo VP 1450 LMEDEMAR- EEL-USP. Utilizou-se como ferramenta de desenvolvimento de texturas a Biônica no Laboratório de Texturas, Materiais e Modelagem - FATEA. Os resultados preliminares obtidos pelo MEV foram: a partir de 30% lignina apresenta mudanças na morfologia, que contribui na fragilização estrutural, já mistura com a celulose a partir de 40% em sua composição proporciona alterações significativas em sua forma estrutural (morfologia da partícula) rompendo, ocasionando o aumento da dureza e a perda a maleabilidade e ductilidade. A reprodução da forma desenvolvida por meio da Biônica é plenamente reproduzível ao material.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.