Hipotireoidismo congênito e a importância de um diagnóstico precoce
Keywords:
hipotireoidismo congênito, diagnóstico, recém-nascidoAbstract
O hipotireoidismo congênito (HC), que é uma síndrome clínica causada por deficiência de hormônios tireóideos, resultando em redução generalizada de processos metabólicos. Como consequência, aparecem alterações do crescimento e do desenvolvimento, levando a sequelas permanentes tais como retardo mental e retardo do crescimento. O presente estudo tem por objetivo criar uma atualização clínica para os profissionais de saúde sobre o tema. Abordando diversos aspectos do HC, dentre estes sua clínica, tratamento e abordagem inicial do paciente com suspeita para um diagnóstico precoce e seus benefícios. Foram analisadas diversas revisões de literatura abordando o tema HC até o presente ano de 2010. As manifestações clínicas no HC são principalmente fontanela posterior aberta, icterícia prolongada (37 dias), choro rouco, macroglossia, hérnia umbilical, hipotonia, retardo no crescimento, deficiência mental, entre outros. Mas estes estão presentes em apenas 5% dos recém-nascidos (RN), dificultando o diagnóstico precoce que é raro de ser dado. Depois de diagnosticado o HC, o tratamento é iniciado até 28° dia de vida. A tendência hoje em dia é iniciar o tratamento o mais precoce possível para evitar impactos negativos do HC. O tratamento do HC consiste na reposição hormonal, através de dose oral única por toda a vida. Para melhor absorção é indicado que a criança tome a medicação mais ou menos uma hora antes da primeira refeição. Por diversos fatores citados, podemos fixar a importância de um diagnóstico precoce e adequado dos programas de triagem neonatal mundiais. Assim, a definição de valores de normalidade adequados para diferenciar indivíduos que necessitam de tratamento ou não, bem como a rapidez dos procedimentos, é fundamental para que se atinjam esses objetivos e para evitar estresse desnecessário às famílias do RN.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.