Gestão da Qualidade a Utilização do Método de Ishikawa na Diminuição do Tempo de Permanência dos Veículos - TPV Inbound: Estudo de Caso
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v10.n28.100Keywords:
Gestão da Qualidade, Ferramenta de Qualidade, Ishikawa, Custo.Abstract
O objetivo deste trabalho é correlacinar uma das ferramentas da qualidade em um case real que foi utilizado a ferramenta Ishikawa como príncipio básico para solucionar o problema detectado: excesso do tempo de permanência dos veículos dentro da Usina multinacional estudada. O case analisado pelo nosso grupo, consiste na redução do tempo médio que os veículos permanecem dentro da Usina aguardando o devido carregamento. Uma vez que, entende-se por qualidade o atendimento das necessidades do cliente continuamente, baseando-se na prevenção de aspectos relativos à não-qualidade tais como: erros, defeitos na realização de serviços e produção de bens, erro na compra de produtos, serviço desnecessário, produtos inseguros, falta de segurança nas condições de trabalho, tempo desperdiçado, demoras e falhas. Sendo assim, o tempo ocioso do veículo no interior da Usina deixa-os expostos à riscos quanto à segurança das pessoas, ao relacionamento entre motoristas e demais colaboradores envolvidos nas execuções, à custos, à produtividade e no atraso da entrega do produto ao cliente. No case foi utilizado o diagrama de causa e efeito, também conhecido como espinha de peixe ou ishikawa, para representar a relação entre o "efeito" e todas as possibilidades de 'causa' que podem contribuir para esse efeito. Esse diagrama é desenhado para ilustrar claramente as várias causas que afetam o processo, por classificação e relação das causas. Para cada efeito existem seguramente, inúmeras causas dentro de categorias. Podendo assim otimizar o tempo ocioso dos veículos no interior da Usina.
Palavras chave: Gestão da Qualidade, Ferramenta de Qualidade, Ishikawa, Custo.
Downloads
References
BÜYÜKÖZKAN, G.; ÖZTÜRKCAN, D. An integrated analytic approach for Six Sigma project selection. Expert Systems with Applications. 5835-5847. Turkey. 2010. Disponível em:< http://wokinfo.com/>. Acesso em 21 de maio de 2013.
CHAKRAVORTY, S. S. Six Sigma programs: An implementation model. International journal of production economics. 1-16. USA. 2009. Disponível em:< http://wokinfo.com/>. Acesso em 21 de maio de 2013.
COSTA, G. H. Apostila do curso de formação de Green Belt-6 sigma. RL & Associados. 2012.
KUMAR, U. D. et al. On the optimal selection of process alternatives in a Six Sigma implementation. International journal of production economics. 456-467. USA. 2008. Disponível em:< http://wokinfo.com/>. Acesso em 21 de maio de 2013.
MELLO, C. H. P et al. ISO 9001:2000. Sistema de Gestão da Qualidade para Operações de Produção e Serviços. Ed. Atlas S.A. São Paulo. 2002.
REIS, L. F. S. D.; MAÑAS, A. V. ISO 9000 um caminho para a qualidade total. Ed. Érica Ltda. São Paulo. 1994.
ROTONDARO, R. G. et al. Seis Sigma – Estratégia Gerencial para a Melhoria de Processos, Produtos e Serviços. Ed. Atlas S.A. São Paulo. 2002.
SU, C.; CHOU, C. A systematic methodoly for the creation of Six Sigma projects: A case study of semiconductor foundry. Expert Systems with Applications. 2693-2703. Taiwan. 2008. Disponível em:< http://wokinfo.com/>. Acesso em 21 de maio de 2013.
YANG, T.; HSIEH, C. Six-Sigma project selection using national quality award criteria and Delphi fuzzy multiple criteria decision-making method. Systems with Applications. 7594-7603. Taiwan. 2009. Disponível em:< http://wokinfo.com/>. Acesso em 21 de maio de 2013.
ZU, X.; ROBBINS, T. L.; FREDENDALL, L. D. Mapping the critical links between organizational culture and TQM/SIX Sigma practices. International journal of production economics. 86-106. USA. 2010. Disponível em:< http://wokinfo.com/>. Acesso em 21 de maio de 2013.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.