Tratamento de efluentes de postos de combustíveis para o reúso usando processos oxidativos avançados
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v4.n11.995Palavras-chave:
Processos oxidativos, Peróxido de hidrogênio, Ultravioleta, Reuso de águaResumo
Buscando pesquisar processos alternativos para o tratamento de efluentes, este trabalho estudou a aplicação de um processo oxidativo avan- çado, POA, (H2 O2 /UV), para o tratamento de um efluente originado de lavagens de carros para fins de reúso com o objetivo de reduzir o valor inicial de cor aparente, turbidez, condutividade, demanda química de oxigênio (DQO), óleos e graxas, amônia, sólidos suspensos, dissolvidos, surfactantes, verificando se a qualidade final da água para que ela possa ser reutilizada nas lavagens. Soluções do efluente foram submetidas ao tratamento proposto, utilizando-se um reator comercial com lâmpada de luz ultravioleta com volume útil de 350mL. Foram estudadas diferentes concentrações de peróxido de hidrogênio em diferentes pH’s. Pelos resultados obtidos no presente estudo, observou-se que o POA H2 O2 /UV é um processo de tratamento que pode ser aplicado no tratamento do efluente das lavagens de carros em postos de combustíveis.
Downloads
Referências
AMERICAN PUBLIC HEALTH ASSOCIATION: Standard methods for the examination of water and wastewater. Prepared and published jointly by: APHA, AWWA and WPCF 14. ed. Washington, D.C., 1976. 847 p.
BARÊA, A, C e JARDIM, F, W: Processos Oxidativos Avançados Conceitos teóricos - UNICAMP.
BERNARDO, L.: Ensaios de Tratabilidade de água e dos resíduos gerados em estações de tratamento de água. Rima. 2002
BERNARDO, Luiz Di; CENTURIONE FILHO, Paulo Luiz; ANGELA, DI BERNARDO. Ensaios de tratabilidade de água e dos resí- duos gerados em estações de tratamento de água. São Carlos: RIMA, 2002. 237p
Chemical Analysis of Water Quality: Training Manual, EPA, Cincinnati, 1972.
FEEMA Manual do meio ambiente: métodos FEEMA. Rio de Janeiro; FEEMA; 1983. 499p
JORDAO, Eduardo Pacheco; PESSOA, Constantino Arruda. Tratamento de esgotos domésticos. 3. Rio de Janeiro: Abes, 1995. 720p.
MEES, B, J: Tratamento de Resíduos Lí- quidos III.
NETO, J.M.A. et alli (1998): Manual de hidráulica, Ed. Edgard Blücher Ltda., São Paulo.
RICHTER, Carlos A.; AZEVEDO NETTO, José M. De. Tratamento de água: tecnologia atualizada. São Paulo: Edgard Blücher, 2005. 332p. ISBN:8521200536. POLEZI, M.: Aplicação de Processos Oxidativo Avançado no Efluente de uma ETE para Fins de Reuso, 2003, Campinas/SP.
STRICKLAND J.D.H. and PARSONS T.R. A Pratical Handbook of Seawater Analysis, by. Ottawa 1972.
TASK GROUP REPORT: Charateristics and Effects of Synthetic Detergent - Journ. AW. W.A, 751, 1954.
UniFOA. Manual UniFOA para Elaboração de Trabalhos Técnicos. Volta Redonda. 2008.77p
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.