CSN e Responsabilidade Sócio-Ambiental: Conscientização, Estratégia ou Necessidade?
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v4.n10.978Palavras-chave:
System general theory Systemic approach Higher education institutesResumo
O presente caso para ensino aborda temas relacionados à Responsabilidade Sócio-Ambiental em ações praticadas pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Para tal, primeiramente é relatado o histórico da empresa, começando por sua fundação como uma empresa estatal que, após passar por um processo de privatização, tornou-se uma empresa internacionalizada e de capital aberto. Em seguida, dentro desse contexto, busca-se caracterizar a responsabilidade sócio-ambiental como elemento do planejamento estratégico da empresa, bem como de sua internacionalização e da diversificação do campo de negócios. O objetivo é discutir, no caso da empresa, como tais ações podem contribuir para a sustentabilidade, trazer vantagens competitivas e auxiliar na ampliação de seus negócios, principalmente, no exterior. Também estão incluídas neste trabalho questões para discussão em sala de aula, assim como, notas de ensino que, além de relacionar a literatura pertinente ao tema, são finalizadas com depoimentos de especialistas em Meio Ambiente sobre a importância dos programas de responsabilidade social empresarial. Espera-se que este caso proporcione uma estimulante discussão junto a alunos de graduação e de pós-graduação, em especial de programas lato sensu, sobre um tema tão importante e atual.Downloads
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