Limitações na Prática de Exercício Físico como Fator Desencadeante da Obesidade na População de Baixa Renda
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v4.n8.927Palavras-chave:
exercício físico, obesidade, população de baixa renda.Resumo
A obesidade é considerada atualmente uma epidemia mundial que acomete principalmente populações de baixa renda, e uma de suas causas principais é o sedentarismo. Contudo, esses indivíduos possuem limitações para prática de atividades físicas, o que favorece o desenvolvimento da obesidade e dificulta seu tratamento. Este trabalho tem por objetivo compreender as limitações de acesso da população de baixa renda à prática de atividades físicas como parte integrante do tratamento de obesidade. As limitações encontradas foram: nível sócio econômico; falta de informação; necessidade de mães trabalharem fora de casa, tempo em que crianças assistem a televisão, jogam vídeo-game e computador; nível de escolaridade da mãe; urbanização sem planejamento e crescentes taxas de criminalidade. Esses fatores contribuem para uma maior prevalência da obesidade e suas complicações, gerando assim, maior gasto para o governo com a Saúde Pública.
Downloads
Referências
BARRETO,S.M et al;Análise da Estratégia Global para Alimentação, Atividade Física e Saúde.Epidemiologia e Serviços de Saúde.Vol.14.n1.p.41 – 68.
BRACCO,M.M.et al.Modelo hierárquico multivariado da inatividade física em crianças de escolas públicas. São Paulo. Jornal de Pediatria . Vol. 82, Nº4. 2006.
COSTA,R.S et al;Associação entre fatores sócio-demográficos e prática de atividade física de lazer no Estudo Pró-Saúde.Rio de janeiro.Caderno de Saúde Pública. Vol.19.n4.p1095-1105. jul/ago, 2003.
FRANCISC HI,R.P.P et al; Obesidade: Atualização Sobre Sua Etiologia, Morbidade e Tratamento.Revista De Nutrição De Campinas.Campinas.Vol.13.n1.p.17-28,jan/abr.2000
GOMES, V. B.; SIQUEIRA, K. S; SICHIERI, R.Atividade física em uma amostra probabilística do Município do Rio de Janeiro.Cadernos de Saúde Pública..Vol.17.n4.p.969-976.jul/ago.2001.
HALLAL,P.C et al.Prevalência de sedentarismo e fatores associados em adolescentes de 10-12 anos de idade.Caderno de Saúde Pública. Rio de Janeiro. Vol.22.n.6. p.1277-1287. jun, 2006.
JENOVESI, J. F et al. Evolução no nível de atividade física de escolares observados pelo período de 1 ano. . Revista Brasileira Ci e Movimento.Vol.12.n1.p.19 – 24. 2004
MAHAN,L KATHLEEN. ESCOTT-STUMP,SYLVIA.KRAUSE.Alimentos, nutrição e dietoterapia. Vol11. São Paulo, Brasil: Roca, 2005.p1242.
MONTEIRO, C. A.;CONDE, W. L. A tendência secular da obesidade segundo estratos sociais: Nordeste e Sudeste do Brasil, 1975-1989-1995. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia .Vol.43.n3.p.186 -194.jun.1999
OEHLSCHLAEGER,M.H et al. Prevalência e fatores associados ao sedentarismo em adolescentes de área urbana. Revista de Saúde Pública. Vol.38. n.2 p.157-63. 2004
OLIVEIRA.C.L;FISBERG.M.Obesidade na Infância e Adolescência – uma verdadeira Epidemiologia. Arquivo Brasileiro Endocrinologia e Metabologia. Vol.47.n2,abr.2003
PEREIRA,R.R;BARROS,J.F.Estilo de vida dos escolares de Montes Claros, MG.Revista Digital.Buenos Aires. Vol.10. N° 75.ago. 2004
PINHEIRO,A.R.O; FREITAS,S.F.T; CORSO,A.F.T. Uma abordagem epidemiológica da obesidade. Revista de Nutrição. Campinas. Vol17. n 4 p.523-533, out./dez.. 2004
SILVA,G.A.P;BALABAN,G;MOTTA,M.E.F.A. Prevalência de sobrepeso e obesidade em crianças e adolescentes de diferentes condições socioeconômicas.Revista Brasileira De Saúde Materno Infantil. Recife.Vol.5. n1.p.53-59, jan. / mar. 2005.
World Health Organization. Obesity: preventing and managing the global endemic. Report of a WHO consultation. Geneva: WHO; 2000. WHO Technical Report Series, 894.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.