Considerações sobre a avaliação do bem-estar fetal
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v4.n8.925Resumo
A avaliação do bem-estar fetal é assunto de interesse na prática obstétrica, sendo seu impacto, na melhoria da assistência, inquestionável. Partindo desta premissa, o presente trabalho apresenta considerações sobre a avaliação do bem-estar fetal de forma a permitir ao profissional assistente uma melhor utilização de seus recursos diagnósticos. As indicações clínicas e melhores oportunidades de realização, diferentes métodos passíveis de utilização na avaliação, e diferentes prognósticos fetais nas situações encontradiças no dia-a-dia são também abordadas. Os diferentes métodos analisados são apresentados de forma a permitir sua melhor utilização na prática clínica diária com impacto positivo nos indicadores de saúde perinatal.
Downloads
Referências
RIBEMONT-DESSAIGNES, A. & LEPAGE, G. Traité d’Obstétrique. Paris, Masson et cie., 1923.
BRASIL, Ministério da Saúde. Pré-natal e puerpério Atenção qualificada e humanizada - Manual Técnico, 2005
ROYAL COLLEGE OF OBSTETRICIAN AND GYNAECOLOGY . Eletronic Fetal Monitoring.The use and the interpretation of cardiotocography in intrapatum fetal surveillance. Evidence-based Guideline Number 8, 2001.
NOMURA, RMY; FRANCISCO, RPV; MIYADAHIRA, S; ZUGAIB, M. Cardiotocografia em gestações com diástole zero ou reversa nas artérias umbilicais: análise dos resultados perinatais Rev. Assoc. Med. Bras. v.49, n.1, 2003.
FRANCISCO, RPV; ZUGAIB, M. Análise crítica da dopplervelocimetria para avaliação da vitalidade fetal. Rev. Bras. Ginecol. Obstet., Rio de Janeiro, v. 30, n. 4, 2008 .
KARSDORP, V. H. M.; VAN VUGT, J. M. G.; VAN GEIJN, H. P. Clinical significance of absent or reversed end diastolic velocity waveforms in umbilical artery. Lancet v. 344, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.