A Instituição Escolar é uma Organização que Aprende ? Is Scholar Institution an Organization which learns?

Autores

  • Maricinéia Pereira Meireles da Silva Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA
  • Lêda Maria Ribeiro Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA
  • Silvestre Prado de Souza Neto Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v4.n8.920

Palavras-chave:

Aprendizagem Organizacional A Quinta Disciplina Estilos de Sprendizagem Cultura Organizacional Instituição Escolar

Resumo

O presente artigo analisou os meios de aprendizagem na cultura organizacional de instituições educacionais, buscando respostas para a questão: a instituição escolar, que é responsável pelo desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem do estudante, oferece um ambiente de trabalho baseado no conceito de uma organização que aprende?  A análise foi efetuada por meio de estudos realizados a partir de um questionário estruturado, cujas questões foram fundamentadas por estudos de Senge (1990), Gardner (1994) e Kolb(1997), os quais defendem a idéia da importância de se levar em consideração os estilos de aprendizagem dos indivíduos no processo de aprendizagem contínuo. O questionário foi, inicialmente, aplicado em duas escolas da rede privada de ensino fundamental na cidade de Volta Redonda, estado do Rio de Janeiro. Ao se analisar os resultados obtidos, nas instituições entrevistadas, notou-se o esforço que há para enquadrarem-se  no modelo de uma organização que aprende, embora essa construção ainda esteja distante da prática escolar como um todo.

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Referências

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Publicado

27-03-2017

Como Citar

DA SILVA, Maricinéia Pereira Meireles; RIBEIRO, Lêda Maria; NETO, Silvestre Prado de Souza. A Instituição Escolar é uma Organização que Aprende ? Is Scholar Institution an Organization which learns?. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 4, n. 8, p. 21–28, 2017. DOI: 10.47385/cadunifoa.v4.n8.920. Disponível em: https://unifoa.emnuvens.com.br/cadernos/article/view/920. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

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