Avaliação da Adequação do Almoço de uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) ao Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) Evaluation of Lunch Adequation in a Feeding and Nutrition Unit (FNU) to the Worker Feeding Program (WFP)
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v4.n7.909Palavras-chave:
UAN Done Menu Analysis PATResumo
Em uma Unidade de Alimentação e Nutrição, a alimentação adequada é fundamental para a promoção da saúde do trabalhador e para o bom desempenho de suas funções. O Programa de Alimentação do Trabalhador – PAT foi criado para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, ou seja, melhorar as condições nutricionais através da alimentação adequada. Foi publicada a Portaria n° 66, de 25 de agosto de 2006, que alterou os parâmetros nutricionais do PAT. Segundo essa portaria, as refeições principais como almoço, jantar e ceia devem conter de 600 a 800 kcal, podendo haver um acréscimo de 20% (400 kcal) em relação ao Valor Energético Total de 2000 kcal. Essas mudanças nos parâmetros do PAT foram resultados de varios estudos que demonstraram que o programa não cumpria adequadamente seus objetivos de promover a saúde do trabalhador e a educação nutricional, sendo encontrados altos percentuais de aumento de peso e doenças crônicas não transmissíveis como a hipertensão em trabalhadores cobertos pelo PAT. O presente estudo avaliou a cardápio de cinco dias de uma UAN com o objetivo de verificar se as calorias diárias, assim como macronutrientes e NDPcal%, estavam de acordo com o PAT. Concluiu-se que as calorias diárias e macronutrientes pesquisados no cardápio realizado da UAN estavam em desacordo com os Parâmetros do PAT, estando de acordo somente o percentual protéico de um dia da semana e o NDPcal% de todos os dias analisados. Isso mostra que o cardápio do almoço da UAN ao invés de promover a qualidade de vida do trabalhador, pode piorar, fazendo com que há um aumento de peso dos trabalhadores e também aumento do risco de doenças crônicas não transmissíveis.Downloads
Referências
MARANHÃO, P. A. e VASCONCELOS, R. M. Análise do cardápio servido no almoço de uma UAN de acordo com o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). Revista Nutrição em Pauta n.88, jan./fev. p. 56-61, São Paulo, 2008.
MTE – Ministério do Trabalho e Emprego. Portaria Interministerial n°66, de 25 de agosto de 2006. Diário Oficial da União, 28 ago. 2006. Altera os parâmentros nutricionais do Programa de Alimentação do Trabalhador – PAT. Disponível em: http://www.mte.gov.br/Empregador/PAT/Legislacao/Conteudo/port66.pdf Acessado em: 26 de abril de 2008.
MTE – Ministério de Trabalho e Emprego. Programa de Alimentação do Trabalhador – PAT. Disponível em: http://www.mte.gov.br/PAT/ Acessado em: 26 de abril de 2008.
PINHEIRO, A.B.V. et al. Tabela para Avaliação de Consumo Alimentar em Medidas Caseiras. 5° edição. São Paulo: Atheneu, 2006.
TACO. Tabela de Composição de Alimentos. Versão 2 – Segunda Edição. Capinas – SP, 2006. Disponível em: www.unicamp.br/nepa/taco/ Acessado em: 26 de abril de 2008.
VANIN, M. et al. Adequação nutricional do almoço de uma Unidade de Alimentação e Nutrição de Guarapuava – PR. Revista Salus – Guarapuava-PR. Jan./jun. 2007; 1 (1): 31-38.
VELOSO, I. S. e SANTANA, V. S. Impacto nutricional do Programa de Alimentação do Trabalhador no Brasil. Rev Panam Salud Publica/Pan Am J Public Health 11(1), 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.